FESTA DAS TENDAS 2024 – MANHÃ DE ESCUTA À PALAVRA DE DEUS

Iniciamos a primeira manhã de pregações com muita animação para celebrar a Festa das Tendas 2024, um momento tão importante para o carisma da Aliança de Misericórdia. Com o tema do ano “Ungidos e consagrados pelo Espírito”, assim como o caminho espiritual traçado para vivermos em unidade, iniciamos as pregações clamando o Espírito Santo, como uma das nossas Escolas do Carisma, pedindo que Ele nos conduza a uma escuta ativa e acolhida da palavra e vontade de Deus. 

+ SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DO ESPÍRITO SANTO 

Num momento profundo de entrega do encontro, Pe. Luiz Fábio iniciou uma reflexão e oração, conduzido pela palavra de 1Pedro 5, 6-7, convidando que cada um de nós nos coloquemos sempre com humildade e despojados debaixo da mão de Deus. 

 

UNGIDOS E CONSAGRADOS PELO ESPÍRITO 

A primeira pregação do dia, conduzida pela atual presidência, com Pe. Evandro Torlai e Tathiany Nogueira, trouxe o contexto sobre o nome do evento ser FESTA DAS TENDAS, com base na festa judaica, em que o povo se reunia para estar na presença de Deus apontada no antigo testamento, e em seguida, introduzindo com o tema do ano, em que somos convidados a estar cheios do Espírito Santo para evangelizarmos. 

Para falar sobre a consagração, lembraram da passagem de Jo 17, 15 – 20, em que Jesus nos oferece a Deus: “Pai… consagra-os na Verdade, Tua palavra é a verdade…”. O tema Ungidos e Consagrados do Espírito é uma lembrança para nossa consciência da unção de Deus sobre nós. O óleo, usado para a unção, é um sinal visível da graça de Deus, que recebemos nos sacramentos de crisma e batismo. Somos consagrados a Deus pela unção que cada cristão recebe quando toma posse da fé. 

Padre Evandro fez o convite para lembrarmos que na medida que nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo, nos tornamos instrumentos da graça de Deus. Todo cristão no dia do batismo é consagrado a Deus, e como será que temos vivido nossa consagração com fidelidade? Pois para viver uma vida ungida, significa cortar com o pecado e dizer ‘Eu sou de Deus’. É necessário um questionamento profundo: “O Senhor disse ‘Eu me consagro por eles’, e você se consagra por Jesus?”. 

Tathiany reforçou esse pensamento: “Não podemos ser apenas ungidos, precisamos agir como pessoas ungidas, é preciso agir como um cristão. Deus te consagrou, pois você tem uma missão no mundo”.  

Assim como em tantos lugares onde a Aliança atua, Tathiany compartilhou a experiência do Movimento do Ceará, que fazem a evangelização nos presídios, que ao longo do tempo, com a visita dos missionários e de cada leigo, começaram a pedir a catequese, desejosos de também poderem comungar Jesus. Além disso partilhou a experiência recente, em que esteve na Venezuela, visitando a fraternidade que ajuda a população local e compartilhou a dificuldade que o povo enfrenta.  

 

A vocação da Aliança passa por lugares de miséria, para lembrar a cada um que “Deus olha por ti”, independente de sua condição. Quantas casas de evangelização e projetos sociais que são portas para que as pessoas possam encontrar acolhida, mas principalmente encontrar Jesus, pois Deus nos deu a missão de ser Testemunhas da Misericórdia de Deus. Um testemunho de uma dessas vidas que foi alcançada pela evangelização foi a Ana Paula, que redescobriu oportunidades de recomeçar. Clique aqui e assista o testemunho completo. 

CONSTRUINDO A CASA SOBRE A ROCHA 

A segunda pregação da manhã, conduzida pelo Pe. Pedro Moraes e Hellena da Cruz, trouxe a reflexão com base na palavra de Mt 7, 21-24. Padre Pedro relembrou a homilia de Dom Odilo, na missa de abertura do evento, que precisamos nos alimentar do Cristo. Somente alimentados por Ele, podemos imitar aquele que é o ungido, que é o Khristós (palavra grega Χριστός). 

A pregação trouxe a exortação que precisamos ter uma vida construída sobre a sua Palavra, sobre aquilo que é autêntico, na figura de Jesus, como único e verdadeiro salvador, pois é isso que constrói nossa caminhada de fé, não as pessoas. Nossos irmãos e até as referências que temos podem fraquejar, mas alicerçados em Cristo conseguiremos caminhar. Para isso há duas palavras-chave: o falar e o fazer.  

O homem sábio pode construir a sua casa, com sabedoria e não apenas ideias humanas. “É preciso escutar e colocar em prática a Palavra. Jesus nos questiona, como estamos fazendo. Não é falar de senhorio de Jesus, mas é vivermos com Jesus na nossa vida. Não basta dizer “Senhor, Senhor”, é preciso viver a Vontade Dele” (Pe. Pedro Moraes) 

Complementando a pregação, Hellena da Cruz falou sobre a vontade de Deus sobre nós, que sejamos Santos e irrepreensíveis, assim como existe uma vontade de Deus sobre um carisma, e para nós da Aliança de Misericórdia se concretiza no “Evangelizar para transformar”. É preciso levarmor nossa vontade a Deus e permitir que Ele nos mostre a Sua vontade. Quando nos abrimos para realizamos essa vontade, aí sim dizemos “Senhor, senhor”, Ele nos diz “vinde benditos de meu pai” (cf. Mt 25,34). 

Helena ainda partilhou sobre a experiência de lutas para a construção de uma casa de acolhida para as crianças em situação de rua. Em um trabalho de entrega total a vontade de Deus e mesmo passando por momentos turbulentos, recebeu um testemunho de uma das filhas que foi acolhida em uma dessas casas e que passou até mesmo pela prostituição. 

“Passei pelas casas Naim e Casa Lar, e hoje estou na última etapa da reinserção da Casa de Acolhida de Mulheres. Fui convidada, por uma das missionárias para uma evangelização com mulheres em prostituição. Deus permitiu que eu pudesse ser testemunha de como eu era, do que eu fazia, para seguir a prostituição. Ouvi um testemunho de uma jovem que era exatamente o que eu vivi, que eu precisava, por necessidade. Provei todas as lamas, até que Deus me permitiu chegar no fundo do poço e entender que era só eu e Ele. Eu me apaixonei por Deus, pois Ele me dá amor e não dinheiro, A última palavra que disse a essa jovem foi ‘Deus te ama’. Só Deus que é enorme pode preencher o meu coração.” (Testemunho de M., jovem acolhida em uma de nossas casas) 

 

Para ajudar a evangelização e continuar ajudando nossas ações também sociais você pode nos ajudar fazendo um PIX para a chave doe@misericordia.com.br ou no site https://aliancasocial.org/como-ajudar/. 

 

Continue acompanhando a Festa das Tendas 2024 através da TV Canção Nova, do canal no Youtube “TV Canção Nova” e por nossa cobertura em nossas redes sociais. 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password