Festa da Exaltação da Santa Cruz marca Missa de Admissão e Renovação dos Servidores do Altar da Aliança de Misericórdia
No dia 14 de setembro, durante a Festa da Exaltação da Santa Cruz, a Capela São Marcos celebrou a Missa de Admissão e Renovação dos Servidores do Altar, com a participação de coroinhas e cerimoniários. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. João Henrique, reitor do seminário propedêutico Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo e responsável pelo serviço vocacional arquidiocesano.
Com a presença do Diácono Denilson Zulianello, missionário da Aliança de Misericórdia e responsável pelos servidores do altar da Capela São Marcos, a celebração foi um momento de renovação espiritual e entrega ao serviço do altar. Após sete meses de formação, os candidatos, entre crianças e jovens, fizeram o pedido oficial para serem admitidos como coroinhas e cerimoniários.
Durante a celebração, receberam a investidura litúrgica e realizaram o juramento de servir com amor, zelo e dedicação à Santa Igreja, reafirmando seu compromisso com o serviço ao altar e a espiritualidade da Igreja Católica.
Formação contínua e serviço à Igreja
Ao todo, foram 06 coroinhas, crianças que participam da pré-catequese e da catequese na Capela São Marcos, e 07 novos cerimoniários, jovens que já trilharam todo o percurso catequético e anteriormente atuavam como coroinhas. Esses novos servidores agora integram um grupo de 25 coroinhas e cerimoniários, que servem tanto na Capela São Marcos quanto na Tenda da Misericórdia, sede da Aliança de Misericórdia.
Além do serviço nas celebrações litúrgicas, esses jovens participam de formações mensais, retiros espirituais, grupos de jovens e também colaboram na catequese. O acompanhamento formativo e espiritual é parte fundamental do processo, promovendo o crescimento humano e vocacional dos servidores.
Sementes de vocação desde a infância
Um destaque especial desta celebração foi a investidura das pequenas Maria Helena Viana Silva, de 5 anos, e sua irmã Maria Heloisa Viana Silva, de apenas 3 anos. Ambas pertencem à pré-catequese e demonstraram, desde cedo, um desejo genuíno de servir no altar. Filhas da catequista Erlania, as duas acompanharam com entusiasmo as formações e são exemplo do despertar vocacional nas famílias.
“Para nós da Capela São Marcos é muito importante que as crianças tenham esse desejo de servir, pois ajuda na perseverança, na maior compreensão sobre a Santa Missa e também é um celeiro de vocações”, afirma o Diácono Denilson Zulianello, responsável pela Capela.
Servir ao altar: um chamado de amor
A celebração da Exaltação da Santa Cruz é um momento litúrgico profundo, que nos recorda do amor redentor de Cristo. Nesse contexto, a admissão e renovação dos servidores do altar ganha ainda mais significado: assumir o serviço litúrgico é uma forma concreta de responder ao chamado de Deus, vivendo a fé de forma ativa e comprometida com a missão evangelizadora da Igreja.
Eventos como este fortalecem a espiritualidade comunitária, promovem a vocação ao serviço e refletem a missão da Aliança de Misericórdia: evangelizar com gestos concretos.
0 Comments