Exorcismo: é possível dizer se uma pessoa está com possessão demoníaca?

Por falta de conhecimento e com desencontros de muitas informações, o assunto referente a libertação demoníaca ou exorcismo pode parecer amedrontador pra alguns ou, no outro extremo, até uma falácia para outros.

Contudo, é uma realidade e, principalmente para nós cristãos, precisa ser melhor compreendida, como lemos no “Portal Cura e Libertação”:

“A importância da formação se estabelece a fim de trazer uma melhor compreensão sobre o exorcismo, suas implicações e a maneira com a qual a Igreja o enxerga e exerce nos dias de hoje, sem desviar do foco principal: a conversão dos corações e a entrega verdadeira à Jesus, como Senhor”.

Então, de forma geral, o que é uma possessão demoníaca?

Como identificar?

Existe diferença entre Cura, Libertação demoníaca e Exorcismo?

Para entender melhor sobre isso, convidamos o secretário executivo no Brasil, da Associação Internacional dos Exorcistas, Rodrigo Cardoso, para abordar o assunto e nos ajudar a ficar mais cientes a respeito desse ministério da Igreja.

Confira o texto do Rodrigo Cardoso:

A possessão diabólica é a forma mais grave da ação extraordinária do demônio. O nosso presidente na Associação Internacional dos Exorcistas (AIE) – da qual sou secretário executivo no Brasil – Padre Francesco Bamonte, chamado a dar formação sobre os critérios de discernimento para saber de uma pessoa necessita ou não de exorcismos, assim a definiu:

“Indicamos com a expressão possessão diabólica a presença e a ação de um ou mais demônios num corpo humano, que em determinados momentos exercem um controle despótico sobre esse, fazendo-o mover e/ou falar sem que a vítima possa fazer nada para evitar, mesmo nos casos em que mantém a consciência daquilo que lhe está sucedendo. Trata-se de uma presença permanente no corpo, cuja manifestação, porém, não é contínua. Nos períodos nos quais tal ação não se manifesta e que podem ser mais ou menos longos (horas, dias, ou até várias semanas), a vítima consegue ter uma vida quase “normal”.

Na Santa Igreja, o diagnóstico de possessão diabólica cabe única e exclusivamente ao sacerdote exorcista diocesano, nomeado pelo bispo da diocese. Por tanto, não cabe a nenhum leigo, sacerdote ou religioso dizer se a pessoa é possuída ou não, ainda que apresente supostos sinais. Aqui há um ponto importante, pois as pessoas se arvoram em querer encontrar o diabo em todo lugar.

Leia ainda: Em que casos o leigo pode auxiliar na libertação do demônio?

Os sinais de possessão diabólica indicados no ritual romanos dos exorcismos são três:

1) Dizer muitas palavras de língua desconhecida ou entender quem assim fala;

2) Revelar coisas distantes e ocultas;