Eu sou Aliança de Misericórdia? Que carisma é este?

Como podemos responder a esta pergunta? Dentro da Primavera da Igreja*, em meio a muitas outras obras, a Aliança de Misericórdia é um Carisma suscitado pelo Espírito Santo, para responder ao apelo de um povo!

Nossa identidade

Somos chamados a ser Expressão do Amor Misericordioso do Coração de Deus, a todos os pobres material ou espiritualmente.

Missionária com criança venezuelana
Missionária com criança venezuelana em Boa Vista/RO. (Foto: Francisco Macedo)

Mas, então, quais são os sinais de que pertenço a este Carisma?

Espiritualidade, Vida Fraterna e Evangelização. Estes são três pilares da vida de um Carisma, que é preciso conhecer bem para que, olhando para minha vida e para os meus desejos.

Quando encontramos um Carisma, encontramos algo que está dentro de nós, expressado na vivência de seus membros! É como encontrar-se consigo mesmo ao contemplar a Aliança! É a sua forma de ser Igreja!

Percebo que minha vida espiritual passa pela espiritualidade da Misericórdia? Me identifico com a forma de rezar e de relacionar em comunidade que a Aliança vive? Sinto-me chamado a ser expressão dessa Misericórdia?

Essas são algumas CHAVES DE LEITURA que podem te ajudar a perceber se, desde toda a eternidade, se você faz parte deste Carisma!

Mas como são as formas de pertencer à Aliança?

Formamos Três ELOS ou três formas de viver o Carisma:

1º Elo: Ser um Missionário de Vida – para quem sente-se chamado a deixar tudo e dedicar-se inteiramente a Deus, sendo assim celibatário, sacerdote, no matrimônio, vivendo nas casas da Aliança ou como missionários no mundo em suas realidades locais.

Missionários de vida em Moçambique
Missionários de vida em Moçambique.

2º Elo: Ser um Missionário de Aliança – inserindo-se em uma das mais de 50 cidades onde a Comunidade de Aliança está presente, dedicando-se à formação, oração, partilha e evangelização, dentro de um núcleo local.

3º Elo: Ser um Amigo Missionário – partilhando seu próprio tempo, através de  ações ou da oração de intercessão, realizando doações, podendo também ser um voluntário em uma de nossas obras.

Além desses elos, existem os Filhos da Aliança que são acolhidos em nossas obras sociais e podem tornar-se parte de muitas maneiras. E os participantes que, sem ter algum vínculo específico, estão ao redor da obra, fazendo parte de alguma forma.

Procure descobrir-se e conhecer sempre mais este Carisma, para mergulhar fundo ao chamado que Deus nos faz, em favor de tantos pequeninos!

*Primavera da Igreja: termo usado por São Joao Paulo II, após o Concilio Vaticano II, ao se referir às Novas Comunidades e Movimentos eclesiais.

Vanessa Paula de Jesus

Missionária da Comunidade de Vida

Deseja fazer um caminho vocacional? Preencha o questionário e deixe seus dados, que entraremos em contato:

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password