À Escola do Misericordioso Coração de Jesus

 

Certamente você já ouviu falar sobre Escolas sobre às quais está alicerçada a espiritualidade da Aliança de Misericórdia,. Conheça hoje mais uma; à Escola do Coração de Jesus.

Significados bíblicos

Biblicamente, a palavra ‘coração’ compreende a pessoa humana como um todo: pensamentos, sentimentos, afetos, emoções e toda a vida do homem.

No coração está a sede da vida. A partir disto, compreendemos que o Coração de Jesus está repleto de tudo aquilo que Ele expressou em sua vida: atitudes de acolhida, compaixão, carinho e afetos demonstrados aos mais pobres, paciência para com os mais fracos, enfim, seu Coração se mostra convicto na apaixonada decisão de amar o homem, e “amar até o fim” (cf. Jo 13,1).

No Evangelho de Mateus cap. 11, Jesus diz de si: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”, e nós, Aliança de Misericórdia, de forma especial, recebemos por missão e desafio este legado.

O Coração de Jesus, apaixonado pelo homem, transborda de Misericórdia.  A palavra Misericórdia vem do Latim e traz um significado forte e muito atual: coração para o pobre.

Um Coração que sofre e ama

Este Sagrado Coração, que “nos dias de sua vida terrestre” (Hb 5) pulsou de amor para os mais pequeninos, exultou de alegria pela ação de seu Pai, sofreu a perda do amigo Lázaro e amou a pecadora humilhada é cheio de Misericórdia!

É capaz não só de perceber o outro, mas de carregá-lo dentro de Si, de sentir sua dor. Este é o Coração de Jesus: que tanto ama, que traz dentro de si e sofre com o homem a sua dor, participa de sua vida e não apenas assiste indiferente.

Isto é Misericórdia! Como nos coloca o Papa Francisco, “Misericórdia é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro” (MV,2).

Ao longo da história, muitos santos receberam revelações importantes sobre este Coração e suas pulsões. Santa Gertrudes e Santa Margarida Alacoque – cuja espiritualidade são tão importantes para nossa família – foram algumas delas.

Mas em todas estas experiências, as revelações são ‘tão antigas e tão novas’: o Coração de Jesus é só amor pela humanidade!

Beleza antiga e tão nova

E a grande novidade é que esta experiência, já tão antiga, se renova todos os dias! Seu amor é tão forte, tão poderoso (que pode tudo, não se coloca limites: este é o poder de Deus – seu amor (cf. MV,3)) tão envolvente e tão grande que, atingindo todas as dimensões do ser humano, suscita nele respostas de amor! Então seremos capazes de amar como Ele nos amou até dar a vida pelos nossos.

O Sagrado Coração de Jesus foi profundamente humano para fazer também o nosso coração sagrado, especialmente para nós, Aliança de Misericórdia, que recebemos este chamado. “O Senhor nos chama para sermos Coração-Amor, aquele Coração que sempre repete, como gemido do Amor Misericordioso: ‘vinde a mim todos…Mt 11,28’ (No Oceano da Misericórdia Infinita).

Fazei do nosso coração semelhante ao Teu

Assim, traremos em nós o “aprendei de mim”  que Jesus nos indicou. E nossa vida, bem como a vida das pessoas que nos cercam será cheia de amor que, vindo do Coração de Jesus alcança o nosso. Então, como diz Santa Terezinha, viveremos de amor, até afirmar como São João Paulo II “O amor me explicou tudo!”“.

Por fim, como família Aliança de Misericórdia, façamos juntos esta oração a fim de pedir ao Pai um coração com os mesmos sentimentos do Filho:

“Ó Coração de Jesus, que se fez carne em nós, como em Maria, nos revista de sentimentos de Misericórdia, de Compaixão, nos doe entranhas de Ternura que saibam comover-se e nos torne útero, casa, acolhida, silêncio amoroso, vazio, porta aberta…”

Ir. Marina Helena do Cordeiro

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password