Encante-se por São José: um grande santo deste mês

São José sonhando com o anjo
São José sonhando com o anjo.

O mês de março é dedicado à devoção a São José e você precisa conhecer um pouco mais deste grande santo e tê-lo como seu companheiro de jornada.

O chamado de José

O chamado de São José é muito claro: ele foi designado por Deus para ser o protetor de Jesus e de Maria. Ele o fez de modo admirável durante toda a sua vida. Disse São João Paulo II na Exortação Apostólica Redemptoris Custos:

“São José foi chamado por Deus para servir diretamente a Pessoa e a missão de Jesus, mediante o exercício da sua paternidade: desse modo, precisamente, ele ‘coopera no grande mistério da Redenção, quando chega a plenitude dos tempos’ (São João Crisóstomo), e é verdadeiramente ministro da salvação”.

José respondeu de modo muito semelhante à Maria ao anuncio do Anjo, porém com alguma diferença: ele obedeceu com o espírito de fé como o de Abraão, pois ele estava em dúvida em acolher ou repudiar sua noiva.

Durante o sonho o Anjo anunciou-lhe o Salvador e revelou a ele o nome do Menino para que ele tivesse o direito legal sobre Jesus.

José, o carpinteiro

José também é padroeiro dos trabalhadores, pois ensinando seu ofício a Jesus aproximou o trabalho cotidiano do mistério da Redenção:

“…em última análise, trata-se da santificação da vida quotidiana, no que cada pessoa deve empenhar-se, segundo o próprio estado, e que pode ser proposta apontando para um modelo accessível a todos:

São José é o modelo dos humildes, que o Cristianismo enaltece para grandes destinos; … é a prova de que para ser bons e autênticos seguidores de Cristo não se necessitam «grandes coisas», mas requerem-se somente virtudes comuns, humanas, simples e autênticas”. (Exortação Apostólica, Redemptoris Custos)

Pode interessar: Devoção ao Coração de São José

Recorrei a São José

O pai adotivo de Jesus é um santo que a Igreja considera de Primeira Veneração (protodulia), ou seja, depois de Maria vem São José. Ao longo da história da Igreja vários recorreram a sua ajuda e ninguém ficou decepcionado. Que o diga Santa Teresa D’Avila:

“Tomei então por meu advogado e patrono o glorioso São José e a ele me confiei com fervor. Este meu pai e protetor me ajudou na necessidade em que me achava e em muitas outras mais graves, em que estava em jogo a minha honra e a salvação da minha alma”.

Por isso, neste mês você pode se aproximar mais de São José confiar mais suas intenções, as da Igreja e do Papa. Ele é um protetor fiel que não desampara quem a ele se confia.

Abaixo uma breve oração para fazer diariamente:

Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte, tão pronta diante do trono de Deus, coloco em ti todos os meus sonhos e intenções.

Ó São José, ajude-me por sua poderosa intercessão e obtenha para mim de seu divino Filho todas as bênçãos espirituais, através de Jesus Cristo, nosso Senhor. De modo que, tendo experimentado aqui na terra seu poder celestial, eu possa oferecer minha ação de graças e homenagear o mais amoroso dos Pais.

Ó São José, eu nunca me canso de contemplar a ti e a Jesus dormindo em seus braços; não me atrevo a me aproximar enquanto Ele repousa perto do seu coração. Abrace-o em meu nome e beije sua cabecinha por mim, pedindo a Ele que devolva o beijo quando eu deixar este mundo.

São José, patrono das almas que partem, rogai por mim. Amém”.

Com informações de:

Vatican.va

Aleteia.org

Padre Paulo Ricardo

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password