fbpx

Dia do Idoso – Respeito e amor por aqueles que construíram o mundo em que vivemos

No dia 1º de outubro é celebrado o “Dia do Idoso” e podemos ver nas Escrituras a importância dos idosos na vida do povo de Deus. O idoso é a figura sábia, com experiência de vida e que merece todo respeito e cuidado.

A Igreja mantém viva essa tradição herdada dos judeus, de honrar nossos antepassados e cuidar e respeitar os idosos em nossas vidas.

O Papa Francisco, em julho desse ano, convocou toda a Igreja para rezar pelos idosos de todo o mundo.  Eles, que representam a memória, a tradição e a raiz de um povo; eles que ajudam os jovens, através da sua experiência, a olharem para o futuro com responsabilidade.

O nosso querido Papa, assim como a grande maioria dos cardeais da Igreja, são idosos, e nos conduzem de forma sábia em direção ao reto caminho.

O Papa, ao falar de si mesmo como idoso, disse:

“Nunca fomos tão numerosos na história da humanidade… Os mais velhos têm frequentemente uma sensibilidade especial para o cuidado, para a reflexão e o afeto. Somos, ou podemos nos tornar, mestres da ternura. Precisamos, neste mundo habituado à guerra, de uma verdadeira revolução da ternura. Temos aqui uma grande responsabilidade para com as novas gerações”.

O Dia do Idoso nos recorda que temos um passado, que o que temos hoje é graças ao trabalho e doação dessas pessoas que hoje precisam do nosso carinho, nosso respeito e todo o nosso amor.

Além disso, essa data nos ajuda a relembrar a importância dessas pessoas na sociedade, nas nossas comunidades, na nossa família.

 

Aliança e o cuidado com os idosos

Como parte da atuação da Aliança, seja no âmbito social ou religioso, há mais de 10 anos são mantidas Casa de Acolhida, que acolhem adultos em situação de rua, drogadição, abandono e/ou vulnerabilidade social. Entre esses, também alguns idosos que, resgatados das ruas, permanecem nessas casas recebendo os cuidados necessários, atenção e dignidade nesta fase mais fragilizada da vida.

Em alguns casos, os vínculos familiares são reestabelecidos e eles retornam ao lar, como foi o caso do Sr. Antônio, resgatado das ruas em São Paulo e depois de 8 anos reencontrou a sua família. Leia essa emocionante história clicando aqui.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password