fbpx

CRISTOTECA® – A balada Santa!

CRISTOTECA LOGO

A Cristoteca é uma das evangelizações mais características da Aliança de Misericórdia, uma forma de evangelizar através da música, dança em um ambiente saudável onde cada jovem pode ter um encontro pessoal com Deus. Além disso, é uma marca registrada da Aliança de Misericórdia

O QUE É A CRISTOTECA?

É uma balada cristã, com um espaço alternativo onde os jovens podem se encontrar para uma diversão saudável, santa, com um visual diferente e com uma alegria verdadeira, que outras baladas seculares não oferecem.

Através da dança, do teatro e da música, essa balada tem como objetivo levar os jovens a terem uma experiência com Deus, o único que preenche verdadeiramente nossa vida!

COMO SURGIU A CRISTOTECA?

Idealizada pelo Pe João Henrique, fundador, a Cristoteca surgiu após uma experiência vivida pelo padre na Itália, na qual percebeu que uma boa parte dos jovens que se perdem nas drogas, no alcoolismo e na prostituição, tem o primeiro contato com essas coisas em baladas.

A partir dali, surgiu o sonho. Neste espaço, os jovens têm um ambiente de diversão e descontração, e ali quem reina é Jesus. Não se oferece bebida alcoólica, nem nenhum tipo de drogas lícitas ou ilícitas. Não tem espaço para a promiscuidade, o lema é o namoro sério e santo.

Tudo se realiza para a maior proximidade dos jovens com Jesus, autor da vida e de tudo que há!

Essa evangelização acontece na Aliança há duas décadas. Muitas experiências de conversão e de encontro profundo com o amor de Deus já foram testemunhadas. Como aconteceu com o Pe. João Fernando, membro da Aliança, atualmente em missão no Ceará.

Em 2003, foi quando conheceu a evangelização e foi descobrindo ali um espaço de diversão santa, mas também um canal de salvação para a sua vida.

“Eu vivi experiências muito bonitas na Cristoteca. Eu lembro que era só um jovenzinho, tinha acabado de fazer a minha experiência pessoal com o amor de Deus.

E lá na minha cidade de Mauá (São Paulo), naquela sede de servir, querendo viver em Deus, abraçando uma vida de radicalidade, cuidando dos pobres, junto com outros jovens… enfim, alguém trouxe essa notícia, em 2003, se não me engano, de que havia no Brás, em São Paulo, um lugar chamado Cristoteca, que era uma balada católica.

Aquilo era uma grande novidade! Lembro que nós fomos uma primeira vez e ainda havia poucas pessoas, com um som muito simples…. Mas aí o padre celebrou a missa e isso foi uma experiência incrível.

A partir de então, nós começamos a ir com muita frequência à Cristoteca, a ponto que, às vezes, lotávamos um vagão de trem. Íamos em muitos jovens, cantando, dançando, evangelizando. Passávamos a madrugada toda lá no Brás, numa alegria indescritível.

No começo eu ia muito pra me divertir, mas depois Deus começou a fazer muito na minha história através da Cristoteca. Lá havia alguns missionários que atendiam oração dos jovens, e eu fui algumas vezes.

Recebia oração deles e comecei a viver experiências fortíssimas de cura na Capela da Cristoteca. Coisas profundas mesmo. E chegou uma época que eu ia para Cristoteca mais para poder ficar na Capela, para Adorar Jesus, receber oração… do que, necessariamente, me divertir dançando no salão.

Depois, quando comecei a direção espiritual, após o Samuel, muitas vezes foi ali, na madrugada, que o meu diretor espiritual atendia os meus diálogos. E ali, aos poucos, eu fui avançando para águas mais profundas a respeito do chamado.

Então, pra mim a Cristoteca não foi só uma oportunidade de diversão, foi canal de salvação, foi instrumento de cura e de restauração de Deus na minha vida. Tenho um grande carinho pela Cristoteca.

Depois, cheguei a trabalhar na Cristoteca, servir ali. E eu acredito muito na potencialidade dessa evangelização”.

A ESTRUTURA DA CRISTOTECA

Como o objetivo da Cristoteca é a evangelização dos jovens, num ambiente de festa, encontro e celebração, isso requer um trabalho de equipe cuidadosamente preparada e treinada para isto, com propósitos e funções bem definidas.

Conheça algumas estruturas essenciais da Cristoteca:

Santa Missa: é isso mesmo, a festa começa com o grande Banquete do Rei! A Santa Missa é realizada como abertura. Em alguns lugares, onde não é possível ocorrer uma celebração no início da Cristoteca, a orientado que se faça um momento de oração, cuidadosamente preparado.

Capela para o Santíssimo Sacramento: há também um local especial e apropriado para que Nosso Senhor Jesus na Eucaristia possa ser adorado durante a madrugada. Trata-se da Capela, que é montada no interior do espaço.

Decoração, iluminação, som, shows, dança: possui ambiente que transmite a intensidade do agito e a alegria do local.

 

Cristodrinks: a Cristoteca não oferece nenhum tipo de bebida alcoólica, mas, oferece bebidas sem álcool: os cristodrinks. São saborosas bebidas sem álcool que dão uma energia a mais para embalar a madrugada e manter o clima da festa.

Intercessão: em todas as Cristotecas, enquanto os jovens se divertem, uma equipe especial fica na intercessão por aquelas vidas. Com o terço nas mãos durante toda a madrugada, os componentes desta equipe oram pela Cristoteca, garantindo a certeza de que os objetivos serão alcançados, proporcionar aos jovens um encontro pessoal com Deus.

Tu a Tu: estes são os “anjos da guarda”. Essa equipe de evangelização aborda os jovens, dialoga e até ora por eles. Vigiam para que vícios e outros comportamentos inadequados e inconvenientes não venham atrapalhar a noite santa.

Gostou dessa ideia? Leve a Cristoteca para a sua cidade ou paróquia. Entre em contato conosco e saiba como preparar essa balada católica. Saiba mais por meio da nossa Secretaria de Evangelização: (11) 930362174.

Participe da Cristoteca em São Paulo

Fique ligado nas nossas redes!

Dia 30/04 tem Cristoteca! Se prepare.

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password