Corpus Christi | A frequência na Eucaristia – terceira meditação

Deve-se receber a Eucaristia frequentemente!

Os efeitos deste sacramento são análogos aos da nutrição corporal. É necessário tomar frequentemente para repor muitas vezes a graça perdida pelo pecado e pela concupiscência.

Neste sacramento, duas coisas se requerem por parte do que lhe recebe: o desejo de unir-se a Cristo, o qual realiza o amor, e a reverencia ao sacramento que provém do dom do temor.

Reze com a Playlist “O Pai procura adoradores”

Que ninguém, pois, se aproxime desta Mesa sem reverente devoção e fervente amor, sem verdadeiro arrependimento ou sem lembrar-se de sua Redenção.

Maravilhoso é este Sacramento em que uma inefável eficácia inflama os afetos com o fogo da caridade. Que revigorante maná é aqui oferecido para o viajante!

Ele restaura o vigor dos fracos, a saúde para os doentes, confere o aumento da virtude, faz a graça superabundar, purga os vícios, refresca a alma, renova a vida dos aflitos, vincula uns aos outros todos os fiéis na união da caridade.

Este Sacramento da fé também inspira a esperança e aumenta a caridade. É o pilar central da Igreja, a consolação dos que falecem e o acabamento do Corpo Místico de Cristo. A fé amadurece, a devoção e a caridade fraterna são aqui saboreadas. Que estupenda provisão para o caminho é esta, que conduz o viajante até à montanha das virtudes!

Reze com a Playlist “O Pai procura adoradores”

Este é o pão verdadeiro que é comido e não consumido, que dá força sem perdê-la. É a nascente da vida e a fonte da graça. Perdoa o pecado e enfraquece a concupiscência. Os fiéis encontram aqui a sua refeição, e as almas, um alimento que ilumina a inteligência, inflama os afetos, purga os defeitos, eleva os desejos.

Ó cálice de doçura, para as almas devotas, este sublime Sacramento, ó Senhor Jesus, declara para os que creem Tuas maravilhosas obras.

Orações diante da Eucaristia

Santo Tomás de Aquino, autor dos textos com os quais meditamos durante estes dias de preparação para a grande Festa do Corpo e do Sangue de Cristo – Corpus Christi – também é o compositor de diversas orações que podem ser rezar diante do Santíssimo Sacramento.

Dentre as orações compostas pelo santo, está o conhecido “Tão Sublime Sacramento”. Reze conosco:

ORAÇÃO PARA ANTES DA COMUNHÃO

Ó Deus Eterno, e todo poderoso, eis que me aproximo do Sacramento de Vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade, pobre e indigente, ao Senhor do Céu e da terra.

Imploro, pois, a abundância de Vossa imensa liberalidade para que Vos digneis curar minha fraqueza, lavar minhas manchas, iluminar minha cegueira, enriquecer minha pobreza, e vestir minha nudez.

Que eu receba o Pão dos Anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com o respeito e a humildade, a pureza e a fé, o propósito e a intenção que convém à salvação de minha alma.

Dai-me receber não só o Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, mas também Seu efeito e Sua força.

Ó Deus de mansidão, dai-me acolher com tais disposições, o Corpo que Vosso Filho único, Nosso Senhor JESUS CRISTO, recebeu da Virgem Maria, que eu seja incorporado a Seu Corpo místico e contado entre seus membros.

Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora o Vosso Filho sob o véu do sacramento, possa na eternidade contemplá-lo face a face. Ele que Convosco vive e reina na unidade do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Reze com a Playlist “O Pai procura adoradores”

ORAÇÃO PARA DEPOIS DA COMUNHÃO

Eu Vos dou graças, ó Senhor Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, porque sem mérito algum de minha parte, mas somente pela condescendência de Vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me a mim pecador, Vosso indigno servo, com o sagrado Corpo e precioso Sangue de Vosso Filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

E peço que esta santa comunhão não me seja motivo de castigo, mas salutar garantia de perdão. Seja para mim armadura da fé, escudo de boa vontade e libertação dos meus vícios.

Extinga em mim a concupiscência e os maus desejos, aumente a caridade e a paciência, a humildade e a obediência e todas as virtudes.

Defenda-me eficazmente contra as ciladas dos inimigos, tanto visíveis como invisíveis.

Pacifique inteiramente todas as minhas paixões, unindo-me firmemente a Vós, Deus uno e verdadeiro, feliz consumação de meu destino.

E peço que Vos digneis conduzir-me, a mim pecador, a aquele inefável convívio em que Vós com o Vosso Filho e o Espírito Santo, sois para os Vossos santos a luz verdadeira, a plena saciedade e a eterna alegria, a ventura completa e a felicidade perfeita.

Por CRISTO Nosso Senhor. Amém.

Hino Tantum Ergo Sacramentum

Tão sublime sacramento
Adoremos neste altar
Pois o Antigo Testamento
Deu ao Novo seu lugar
Venha a fé, por suplemento
Os sentidos completar

Ao eterno Pai cantemos
E a Jesus, o Salvador
Ao Espírito exaltemos
Na Trindade eterno amor
Ao Deus uno e trino demos
A alegria do louvor

Amém! Amém!

Reze com a Playlist “O Pai procura adoradores”

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password