Conheça a história de São Tiago Maior – O primeiro Apóstolo Mártir.

São Tiago Maior, um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo. São Tiago Maior, também conhecido como Tiago, filho de Zebedeu, nasceu na Galileia, por volta do século I. Juntamente com seu irmão, João, eles eram pescadores de profissão. Quando Jesus os chamou para serem seus discípulos, eles prontamente abandonaram suas redes e seguiram o Messias.

O chamado apostólico

Tiago, juntamente com Pedro e João, tornou-se um dos discípulos mais próximos de Jesus. Ele testemunhou milagres, como a ressurreição da filha de Jairo e a transfiguração de Cristo no Monte Tabor. Esses momentos de proximidade fortaleceram sua fé e prepararam-no para os desafios que estavam por vir.

A história de São Tiago Maior é marcada por sua coragem inabalável em difundir a mensagem de Cristo. Ele foi o primeiro dos apóstolos a ser martirizado por causa de sua fé. O rei Herodes Agripa I, querendo agradar aos judeus, ordenou sua execução por decapitação.

São Tiago Maior e Nossa Senhora do Pilar

Nossa Senhora do Pilar é uma devoção mariana associada à aparição da Virgem Maria na cidade de Zaragoza, na Espanha, essa é considerada a aparição mais antiga da Virgem Maria, e está profundamente associada a São Tiago Maior.

Segundo a tradição católica, a Virgem Maria teria aparecido ao apóstolo Tiago Maior enquanto ele pregava na cidade. Durante a aparição, Maria teria dado a Tiago uma pequena imagem dela mesma, feita de jaspe (um tipo de pedra) e conhecida como “Nossa Senhora do Pilar”.

Acredita-se que a aparição tenha ocorrido no século I, sendo uma das primeiras aparições marianas registradas. Nossa Senhora do Pilar é a padroeira da Espanha e de outros lugares, e a Basílica do Pilar, em Zaragoza, é um importante local de peregrinação para os católicos.

Legado e devoção à São Tiago

Após sua morte, São Tiago Maior deixou um legado duradouro na Igreja, com comunidades e devoção no mundo todo.

Ele é o padroeiro da Espanha e é conhecido por ter supostamente aparecido na Batalha de Clavijo, na qual os cristãos venceram os mouros na Península Ibérica.

Sua sepultura se tornou um importante destino de peregrinação, conhecido como Santiago de Compostela. Milhões de fiéis fazem a caminhada conhecida como “Caminho de Santiago” todos os anos para honrar sua memória e renovar sua devoção.

Ao conhecer a história de São Tiago Maior, somos encorajados a viver nossa fé com dedicação e amor, sabendo que temos um exemplo tão poderoso a nos guiar. Que ele interceda por nós e nos ajude a trilhar o caminho da santidade.