Comunidades e Cortiços

COMUNIDADES VULNERÁVEIS

O trabalho da Aliança de Misericórdia com as pessoas moradoras em comunidades vulneráveis nasceu com as Casas Belém, inseridas nas comunidades mais carentes e têm como objetivo de levar o carisma na radical proximidade e inserção em seu meio, vivendo nos “bolsões” de pobreza.

Cada missionário e colaborador é chamado a entrar na realidade destas pessoas e junto a elas buscar amenizar seu sofrimento por meio da escuta, da acolhida, do cuidado.

A partir das Casas Belém foram nascendo diversos programas sociais direcionados às famílias moradoras destes locais, em diferentes cidades e estados do Brasil. No município de São Paulo, a Aliança atua de forma especial nas Comunidades do Moinho e do Parque Taipas.

CUIDANDO DA INFÂNCIA

Os Centros de Educação Infantil oferecem acesso à educação infantil de forma gratuita, garantindo sua dupla função, de educar e cuidar, em período integral (período de 10 horas), num ambiente acolhedor e seguro, com a promoção de atividades de aprendizagem e autonomia a crianças de comunidades vulneráveis e proximidades, além de realizar um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários a longo prazo.

O trabalho com as crianças possui atenção especial ao desenvolvimento de suas competências respeitando sua faixa etária e seus aspectos cognitivos e emocionais.

Apresenta um projeto pedagógico acompanhado por pessoas especializadas que se preocupam em oferecer um trabalho de alta qualidade visando inserir estas crianças e famílias à sociedade.

CEI São Miguel Arcanjo

Rua Eduardo Prado, 108 – Campos Elíseos Cep: 01218 010

CEI Misericórdia I

Rua Barra da Buriquioca,40 – Parque Taipas

CEI Misericórdia II

Rua Jardim do Éden, 18 – Parque de Taipas – CEP 02997-000

ACOMPANHANDO O CRESCIMENTO

Os Centros para Crianças e Adolescentes oferecem atividades no contra turno escolar para crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social moradoras de comunidades.

Busca oferecer temáticas específicas que dialoguem com as realidades e problemáticas vividas pelos atendidos.

As atividades são de acordo com a faixa etária de cada grupo e os educadores promovem:  oficinas de leitura e escrita, projetos de prevenção que visa a melhora da autoestima, rodas de conversa com temáticas diversas, pesquisas e descobertas realizadas em salas, bem como oficinas de artes, lúdicas e desportivas ao ar livre, passeios e retiros, buscando favorecer na criança e adolescente a ampliação de sua visão de mundo e novas perspectivas de vida.

O projeto ainda oferece, a cada atendido, refeição e lanche.

Oratório São Domingos Sávio

Rua Dr. Elias Chaves, 20 – Campos Elíseos – SP

SEMEANDO O FUTURO

A Vila Cuore – Centro de Educação e Formação Profissional, tem por missão ser “uma vila educadora, que assuma a transformação por meio da educação das pessoas como um todo”.

Isso acontece a partir do espaço atrativo e humanizado, atividades esportivas e culturais, formação em Gastronomia com cozinha industrial modelo e profissionais do ramo, reforço e atividades circenses e teatrais no contraturno escolar, além da vivência da espiritualidade própria da Aliança de Misericórdia.

O espaço e as atividades beneficiam diretamente, crianças, jovens e adultos a partir dos 6 anos de idade e que estejam na região de Taipas.

Vila Cuore

Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 13658

Parque Taipas Cep: 02990-000

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

Possui por objetivo fortalecer a função protetiva da família, prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações que contribuam no desenvolvimento e promoção da autonomia pessoal e social com base no conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

A proposta do serviço é oferecer atividades de natureza socioeducativa, participativa e colaborativa, estratégias específicas capazes de enriquecer e ampliar as dimensões pessoais, comunitárias e profissionais com o objetivo de fortalecer a autoestima, a noção de direitos e deveres, os vínculos sócios comunitários, o desenvolvimento de habilidades para inserção no mercado de trabalho, a geração de renda e ampliação da autonomia.

As ações se estendem as pessoas com deficiência e idosos, dadas as necessidades de prevenir confinamento e o isolamento.

As atividades, às 1.000 famílias atendidas, ocorrem por meio de visitas domiciliares às famílias, atendimentos individuais, reuniões socioeducativas, palestras, eventos, passeios e oficinas e curso preparatório para aquisição do certificado do ensino fundamental e médio para jovens e adultos.

PROTEGER AS CRIANÇAS

A Aliança de Misericórdia presta atendimento em serviço de acolhimento institucional na modalidade chamada Casa Lar, que visa aproximar-se da estrutura familiar, com isso cada casa possui capacidade máxima de 10 crianças e adolescente em situação de risco pessoal, social e de abandono, priorizando o acolhimento de grupo de irmãos.

Atualmente, são 04 casas que proporcionam proteção integral.

A metodologia do serviço busca favorecer o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que as crianças e adolescentes façam escolhas com autonomia e também faz um acompanhamento familiar para que os vínculos familiares sejam restabelecidos seja com as famílias de origem ou substituta.