fbpx

Comunidades e Cortiços

COMUNIDADES VULNERÁVEIS

O trabalho da Aliança de Misericórdia com as pessoas moradoras em comunidades vulneráveis nasceu com as Casas Belém, inseridas nas comunidades mais carentes, e tem como objetivo levar o carisma na radical proximidade e inserção em seu meio, vivendo nos “bolsões” de pobreza.

Cada missionário e colaborador é chamado a entrar na realidade destas pessoas e, junto a elas, buscarem amenizar seu sofrimento por meio da escuta, da acolhida, do cuidado.

A partir das Casas Belém foram nascendo diversos programas sociais direcionados às famílias moradoras destes locais, em diferentes cidades e estados do Brasil. No município de São Paulo, a Aliança atua de forma especial nas Comunidades do Moinho e do Parque Taipas.

CUIDANDO DA INFÂNCIA

Os Centros de Educação Infantil oferecem acesso à educação infantil de forma gratuita e integral, para crianças de 0 a 5 anos, garantindo sua dupla função de educar e cuidar.

O projeto pedagógico valoriza o potencial de cada criança, para que ampliem sua cultura, desenvolvam conhecimentos e habilidades, vivenciem valores, aprendam a conviver e desenvolvam múltiplas linguagens em um ambiente acolhedor, organizado, alegre e seguro.

O trabalho com as crianças garante o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas.

Nosso público são crianças de comunidades vulneráveis e suas famílias. 

CEI São Miguel Arcanjo

Rua Eduardo Prado, 108 – Campos Elíseos 

Cep: 01218 010

(11) 3337-6946

CEI Misericórdia I

Rua Barra da Buriquioca,40 – Parque Taipas

(11) 3941-7904

CEI Misericórdia II

Rua Jardim do Éden, 18 – Parque de Taipas 

CEP 02997-000

(11) 3947-1279

ACOMPANHANDO O CRESCIMENTO

Os CCA’s oferecem atividades no contraturno escolar para crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos e 11 meses, em situação de extrema vulnerabilidade social moradoras de comunidades.

O programa proporciona aos participantes a oportunidade de vivenciarem diferentes culturas e aprendizados, ampliando suas capacidades como cidadãos.

Os educadores trabalham pela criação de vínculos afetivos positivos e ampliação cultural, contribuindo para diversificar o conhecimento e o repertório das crianças e adolescentes, por meio das seguintes propostas:

  • Oficinas de leitura e escrita; 
  • Projetos de prevenção – para que cuidem dos espaços e do território onde convivem com atenção e cuidados necessários;
  • Projetos de autocuidado e valorização do outro – que visa o aumento da autoestima; 
  • Pesquisas e descobertas realizadas em salas, para uso em oficinas de artes; 
  • Atividades esportivas ao ar livre – para estimular o trabalho corporal, em equipe e o respeito individual e coletivo; 
  • Passeios e retiros, buscando favorecer na criança e adolescente a ampliação de sua visão de mundo e novas perspectivas de vida.

O programa investe no processo de formação continuada de toda a sua equipe, possibilitando o desenvolvimento das capacidades, competências e habilidades.

CCA Padre Pio

Rua Barra da Buriquioca,40 – Parque Taipas

(11) 3946 3396

Oratório São Domingos Sávio

Rua Dr. Elias Chaves, 20 – Campos Elíseos – SP

(11) 2839-3145 | (11) 94826-9032

CCA Vila Cuore

Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 13658

Parque Taipas – Cep: 02990-000

(11) 3943-7163 / (11) 99546-5869

SEMEANDO O FUTURO

A Vila Cuore – Centro de Educação e Formação Profissional, tem por missão ser “uma vila educadora, que assuma a transformação por meio da educação das pessoas como um todo”.

Isso acontece a partir do espaço atrativo e humanizado; atividades esportivas e culturais; formação em Gastronomia, com cozinha industrial modelo e profissionais do ramo; aulas de Empreendedorismo, bem como um CCA no espaço, que atende crianças e adolescentes no contraturno escolar.

O espaço e as atividades beneficiam diretamente crianças, jovens e adultos a partir dos 6 anos de idade e que estejam na região do Pq. de Taipas.

Vila Cuore

Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 13658

Parque Taipas Cep: 02990-000

(11) 3928-4760 / (11) 95028-5521

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

Possui por objetivo fortalecer a função protetiva da família, prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações que contribuam no desenvolvimento e promoção da autonomia pessoal e social com base no conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

A proposta do serviço é oferecer atividades de natureza socioeducativa, participativa e colaborativa, estratégias específicas capazes de enriquecer e ampliar as dimensões pessoais, comunitárias e profissionais com o objetivo de fortalecer a autoestima, a noção de direitos e deveres, os vínculos sócios comunitários, o desenvolvimento de habilidades para inserção no mercado de trabalho, a geração de renda e ampliação da autonomia.

As ações se estendem às pessoas com deficiência e idosos, dadas as necessidades de prevenir confinamento e o isolamento.

As atividades ocorrem por meio de visitas domiciliares às famílias, atendimentos individuais, reuniões socioeducativas, palestras, eventos, passeios e oficinas.

PROTEGER AS CRIANÇAS

A Aliança de Misericórdia presta atendimento em serviço de acolhimento institucional na modalidade Casa Lar, que visa aproximar-se da estrutura familiar. Com isso, cada casa possui capacidade máxima de 10 crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, social e de abandono, priorizando as crianças e adolescentes com chances mínimas de adoção e que provavelmente ficarão acolhidas até atingirem a maioridade.

Atualmente, são 04 casas que proporcionam proteção integral: Casas Lares Aliança (I e II) e Casas Lares Maria Paola (I e II).

A metodologia de serviço busca favorecer o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades, para que as crianças e adolescentes sejam trabalhados em sua autonomia e construção de valores, obtendo condições mínimas de se manterem quando atingirem a maioridade. 

O projeto realiza acompanhamento familiar, a fim do restabelecimento de vínculos, e de padrinhos afetivos. Há uma oferta de espiritualidade, a fim de que as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de vivenciarem a misericórdia de Deus, acreditando na restauração integral de cada ser humano.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password