Comunidades e Cortiços

COMUNIDADES VULNERÁVEIS

O trabalho da Aliança de Misericórdia com as pessoas moradoras em comunidades vulneráveis nasceu com as Casas Belém, inseridas nas comunidades mais carentes e têm como objetivo de levar o carisma na radical proximidade e inserção em seu meio, vivendo nos “bolsões” de pobreza. Cada missionário e colaborador é chamado a entrar na realidade destas pessoas e junto a elas buscar amenizar seu sofrimento por meio da escuta, da acolhida, do cuidado.

A partir das Casas Belém foram nascendo diversos programas sociais direcionados às famílias moradoras destes locais, em diferentes cidades e estados do Brasil. No município de São Paulo, a Aliança atua de forma especial nas Comunidades do Moinho e do Parque Taipas.

CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Os Centros de Educação Infantil oferecem acesso à educação infantil de forma gratuita, garantindo sua dupla função, de educar e cuidar, em período integral (período de 10 horas), num ambiente acolhedor e seguro, com a promoção de atividades de aprendizagem e autonomia a crianças de comunidades vulneráveis e proximidades, além de realizar um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários a longo prazo. O trabalho com as crianças possui atenção especial ao desenvolvimento de suas competências respeitando sua faixa etária e seus aspectos cognitivos e emocionais.

Apresenta um projeto pedagógico acompanhado por pessoas especializadas que se preocupam em oferecer um trabalho de alta qualidade visando inserir estas crianças e famílias à sociedade.

CENTROS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Os Centros para Crianças e Adolescentes oferecem atividades no contra turno escolar para crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social moradoras de comunidades. Busca oferecer temáticas específicas que dialoguem com as realidades e problemáticas vividas pelos atendidos.

As atividades são de acordo com a faixa etária de cada grupo e os educadores promovem:  oficinas de leitura e escrita, projetos de prevenção que visa a melhora da autoestima, rodas de conversa com temáticas diversas, pesquisas e descobertas realizadas em salas, bem como oficinas de artes, lúdicas e desportivas ao ar livre, passeios e retiros, buscando favorecer na criança e adolescente a ampliação de sua visão de mundo e novas perspectivas de vida. O projeto ainda oferece, a cada atendido, refeição e lanche.

CCA MOINHO: 120 crianças e adolescentes

CCA TAIPAS: 180 crianças e adolescentes

CENTRO DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO

O Projeto Mãos à Obra, lugar de educação, formação profissional, apoio, proteção e prevenção para crianças e adolescentes, está em fase de construção e implantação. Tem por objetivo oferecer um espaço atrativo e humanizado de educação, convivência, esporte, cultura e artes para instruir, motivar, desenvolver habilidades e preservar crianças, jovens e suas famílias.

Atuará nas frentes:

• Educação: Composta por Núcleo Educacional, que oferece reforço escolar;
  • Qualificação Profissional: Composta por cursos nas áreas de gastronomia, tecnologia, administrativa e manutenção, além de um núcleo educacional que funcionará como reforço escolar;
  • Cultura e Esporte: Serão ofertadas aulas de dança, artes, esportes;
  • Comunitário: Espaços de convivência e lazer para a comunidade.

O NÚCLEO EDUCACIONAL SÃO FELIPE NÉRI que atualmente oferece atendimento a 40 crianças, busca proporcionar o desenvolvimento intelectual através de aulas vivenciais de português e matemática e aulas interdisciplinares, reforço escolar no contra turno escolar.

Direcionando a aprendizagem para o contexto do dia-a-dia de vida das crianças e adolescentes atendidas, busca aprofundar o entendimento do mundo, autonomia e responsabilidade nas escolhas pessoais e sociais. Desenvolve também atividades lúdicas, artísticas e esportivas como complemento ao desenvolvimento do indivíduo.

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

Possui por objetivo fortalecer a função protetiva da família, prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações que contribuam no desenvolvimento e promoção da autonomia pessoal e social com base no conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

A proposta do serviço é oferecer atividades de natureza socioeducativa, participativa e colaborativa, estratégias específicas capazes de enriquecer e ampliar as dimensões pessoais, comunitárias e profissionais com o objetivo de fortalecer a autoestima, a noção de direitos e deveres, os vínculos sócios comunitários, o desenvolvimento de habilidades para inserção no mercado de trabalho, a geração de renda e ampliação da autonomia.

As ações se estendem as pessoas com deficiência e idosos, dadas as necessidades de prevenir confinamento e o isolamento.

As atividades, às 1.000 famílias atendidas, ocorrem por meio de visitas domiciliares às famílias, atendimentos individuais, reuniões socioeducativas, palestras, eventos, passeios e oficinas e curso preparatório para aquisição do certificado do ensino fundamental e médio para jovens e adultos.

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INFANTIL

A Aliança de Misericórdia presta atendimento em serviço de acolhimento institucional na modalidade chamada Casa Lar, que visa aproximar-se da estrutura familiar, com isso cada casa possui capacidade máxima de 10 crianças e adolescente em situação de risco pessoal, social e de abandono, priorizando o acolhimento de grupo de irmãos. Atualmente, são 04 casas que proporcionam proteção integral.

A metodologia do serviço busca favorecer o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que as crianças e adolescentes façam escolhas com autonomia e também faz um acompanhamento familiar para que os vínculos familiares sejam restabelecidos seja com as famílias de origem ou substituta.