Comunidades e Cortiços

COMUNIDADES VULNERÁVEIS

O trabalho da Aliança de Misericórdia com as pessoas moradoras em comunidades vulneráveis nasceu com as Casas Belém, inseridas nas comunidades mais carentes e têm como objetivo de levar o carisma na radical proximidade e inserção em seu meio, vivendo nos “bolsões” de pobreza.

Cada missionário e colaborador é chamado a entrar na realidade destas pessoas e junto a elas buscar amenizar seu sofrimento por meio da escuta, da acolhida, do cuidado.

A partir das Casas Belém foram nascendo diversos programas sociais direcionados às famílias moradoras destes locais, em diferentes cidades e estados do Brasil. No município de São Paulo, a Aliança atua de forma especial nas Comunidades do Moinho e do Parque Taipas.

CUIDANDO DA INFÂNCIA

Os Centros de Educação Infantil oferecem acesso à educação infantil de forma gratuita, garantindo sua dupla função, de educar e cuidar, em período integral (período de 10 horas), num ambiente acolhedor e seguro, com a promoção de atividades de aprendizagem e autonomia a crianças de comunidades vulneráveis e proximidades, além de realizar um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários a longo prazo.

O trabalho com as crianças possui atenção especial ao desenvolvimento de suas competências respeitando sua faixa etária e seus aspectos cognitivos e emocionais.

Apresenta um projeto pedagógico acompanhado por pessoas especializadas que se preocupam em oferecer um trabalho de alta qualidade visando inserir estas crianças e famílias à sociedade.

CEI São Miguel Arcanjo

Rua Eduardo Prado, 108 – Campos Elíseos Cep: 01218 010

(11) 3337-6946

CEI Misericórdia I

Rua Barra da Buriquioca,40 – Parque Taipas

(11) 3941-7904

CEI Misericórdia II

Rua Jardim do Éden, 18 – Parque de Taipas – CEP 02997-000

(11) 3947-1279

ACOMPANHANDO O CRESCIMENTO

Os Centros para Crianças e Adolescentes oferecem atividades no contra turno escolar para crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social moradoras de comunidades.

Busca oferecer temáticas específicas que dialoguem com as realidades e problemáticas vividas pelos atendidos.

As atividades são de acordo com a faixa etária de cada grupo e os educadores promovem:  oficinas de leitura e escrita, projetos de prevenção que visa a melhora da autoestima, rodas de conversa com temáticas diversas, pesquisas e descobertas realizadas em salas, bem como oficinas de artes, lúdicas e desportivas ao ar livre, passeios e retiros, buscando favorecer na criança e adolescente a ampliação de sua visão de mundo e novas perspectivas de vida.

O projeto ainda oferece, a cada atendido, refeição e lanche.

Oratório São Domingos Sávio

Rua Dr. Elias Chaves, 20 – Campos Elíseos – SP

(11) 2839-3145 | (11) 94826-9032

SEMEANDO O FUTURO

A Vila Cuore – Centro de Educação e Formação Profissional, tem por missão ser “uma vila educadora, que assuma a transformação por meio da educação das pessoas como um todo”.

Isso acontece a partir do espaço atrativo e humanizado, atividades esportivas e culturais, formação em Gastronomia com cozinha industrial modelo e profissionais do ramo, reforço e atividades circenses e teatrais no contraturno escolar, além da vivência da espiritualidade própria da Aliança de Misericórdia.

O espaço e as atividades beneficiam diretamente, crianças, jovens e adultos a partir dos 6 anos de idade e que estejam na região de Taipas.

Vila Cuore

Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 13658

Parque Taipas Cep: 02990-000

(11) 3943-7163 / (11) 99546-5869

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

Possui por objetivo fortalecer a função protetiva da família, prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações que contribuam no desenvolvimento e promoção da autonomia pessoal e social com base no conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

A proposta do serviço é oferecer atividades de natureza socioeducativa, participativa e colaborativa, estratégias específicas capazes de enriquecer e ampliar as dimensões pessoais, comunitárias e profissionais com o objetivo de fortalecer a autoestima, a noção de direitos e deveres, os vínculos sócios comunitários, o desenvolvimento de habilidades para inserção no mercado de trabalho, a geração de renda e ampliação da autonomia.

As ações se estendem as pessoas com deficiência e idosos, dadas as necessidades de prevenir confinamento e o isolamento.

As atividades, às 1.000 famílias atendidas, ocorrem por meio de visitas domiciliares às famílias, atendimentos individuais, reuniões socioeducativas, palestras, eventos, passeios e oficinas e curso preparatório para aquisição do certificado do ensino fundamental e médio para jovens e adultos.

PROTEGER AS CRIANÇAS

A Aliança de Misericórdia presta atendimento em serviço de acolhimento institucional na modalidade chamada Casa Lar, que visa aproximar-se da estrutura familiar, com isso cada casa possui capacidade máxima de 10 crianças e adolescente em situação de risco pessoal, social e de abandono, priorizando o acolhimento de grupo de irmãos.

Atualmente, são 04 casas que proporcionam proteção integral.

A metodologia do serviço busca favorecer o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que as crianças e adolescentes façam escolhas com autonomia e também faz um acompanhamento familiar para que os vínculos familiares sejam restabelecidos seja com as famílias de origem ou substituta.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password