Comunidades e Cortiços

COMUNIDADES VULNERÁVEIS

O trabalho da Aliança de Misericórdia com as pessoas moradoras em comunidades vulneráveis nasceu com as Casas Belém, inseridas nas comunidades mais carentes e têm como objetivo de levar o carisma na radical proximidade e inserção em seu meio, vivendo nos “bolsões” de pobreza. Cada missionário e colaborador é chamado a entrar na realidade destas pessoas e junto a elas buscar amenizar seu sofrimento por meio da escuta, da acolhida, do cuidado.

A partir das Casas Belém foram nascendo diversos programas sociais direcionados às famílias moradoras destes locais, em diferentes cidades e estados do Brasil. No município de São Paulo, a Aliança atua de forma especial nas Comunidades do Moinho e do Parque Taipas.

CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Os Centros de Educação Infantil oferecem acesso à educação infantil de forma gratuita, garantindo sua dupla função, de educar e cuidar, em período integral (período de 10 horas), num ambiente acolhedor e seguro, com a promoção de atividades de aprendizagem e autonomia a crianças de comunidades vulneráveis e proximidades, além de realizar um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários a longo prazo. O trabalho com as crianças possui atenção especial ao desenvolvimento de suas competências respeitando sua faixa etária e seus aspectos cognitivos e emocionais.

Apresenta um projeto pedagógico acompanhado por pessoas especializadas que se preocupam em oferecer um trabalho de alta qualidade visando inserir estas crianças e famílias à sociedade.

CENTROS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Os Centros para Crianças e Adolescentes oferecem atividades no contra turno escolar para crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social moradoras de comunidades. Busca oferecer temáticas específicas que dialoguem com as realidades e problemáticas vividas pelos atendidos.

As atividades são de acordo com a faixa etária de cada grupo e os educadores promovem:  oficinas de leitura e escrita, projetos de prevenção que visa a melhora da autoestima, rodas de conversa com temáticas diversas, pesquisas e descobertas realizadas em salas, bem como oficinas de artes, lúdicas e desportivas ao ar livre, passeios e retiros, buscando favorecer na criança e adolescente a ampliação de sua visão de mundo e novas perspectivas de vida. O projeto ainda oferece, a cada atendido, refeição e lanche.

CCA MOINHO: 120 crianças e adolescentes

CCA TAIPAS: 180 crianças e adolescentes

CENTRO DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO

O Projeto Mãos à Obra, lugar de educação, formação profissional, apoio, proteção e prevenção para crianças e adolescentes, está em fase de construção e implantação. Tem por objetivo oferecer um espaço atrativo e humanizado de educação, convivência, esporte, cultura e artes para instruir, motivar, desenvolver habilidades e preservar crianças, jovens e suas famílias.

Atuará nas frentes:

  • Educação: Composta por Núcleo Educacional, que oferece reforço escolar;
  • Qualificação Profissional: Composta por cursos nas áreas de gastronomia, tecnologia, administrativa e manutenção, além de um núcleo educacional que funcionará como reforço escolar;
  • Cultura e Esporte: Serão ofertadas aulas de dança, artes, esportes;
  • Comunitário: Espaços de convivência e lazer para a comunidade.

O NÚCLEO EDUCACIONAL SÃO FELIPE NÉRI que atualmente oferece atendimento a 40 crianças, busca proporcionar o desenvolvimento intelectual através de aulas vivenciais de português e matemática e aulas interdisciplinares, reforço escolar no contra turno escolar.

Direcionando a aprendizagem para o contexto do dia-a-dia de vida das crianças e adolescentes atendidas, busca aprofundar o entendimento do mundo, autonomia e responsabilidade nas escolhas pessoais e sociais. Desenvolve também atividades lúdicas, artísticas e esportivas como complemento ao desenvolvimento do indivíduo.

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

Possui por objetivo fortalecer a função protetiva da família, prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações que contribuam no desenvolvimento e promoção da autonomia pessoal e social com base no conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

A proposta do serviço é oferecer atividades de natureza socioeducativa, participativa e colaborativa, estratégias específicas capazes de enriquecer e ampliar as dimensões pessoais, comunitárias e profissionais com o objetivo de fortalecer a autoestima, a noção de direitos e deveres, os vínculos sócios comunitários, o desenvolvimento de habilidades para inserção no mercado de trabalho, a geração de renda e ampliação da autonomia.

As ações se estendem as pessoas com deficiência e idosos, dadas as necessidades de prevenir confinamento e o isolamento.

As atividades, às 1.000 famílias atendidas, ocorrem por meio de visitas domiciliares às famílias, atendimentos individuais, reuniões socioeducativas, palestras, eventos, passeios e oficinas e curso preparatório para aquisição do certificado do ensino fundamental e médio para jovens e adultos.

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INFANTIL

A Aliança de Misericórdia presta atendimento em serviço de acolhimento institucional na modalidade chamada Casa Lar, que visa aproximar-se da estrutura familiar, com isso cada casa possui capacidade máxima de 10 crianças e adolescente em situação de risco pessoal, social e de abandono, priorizando o acolhimento de grupo de irmãos. Atualmente, são 04 casas que proporcionam proteção integral.

 A metodologia do serviço busca favorecer o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que as crianças e adolescentes façam escolhas com autonomia e também faz um acompanhamento familiar para que os vínculos familiares sejam restabelecidos seja com as famílias de origem ou substituta.

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password