fbpx

Retirar para recomeçar – Retiro pessoal para casais.

Os retiros que costumeiramente a Igreja oferece, são momentos únicos de parada na loucura da vida. Cada dia mais necessitamos de momentos de avaliação e retomada dos objetivos na nossa vida, além de um tempo de higiene mental e espiritual, também é a forma mais correta de estarmos abertos à vontade de Deus na nossa vida e assim termos mais chances de acertarmos rumo à felicidade tão sonhada.

Os retiros espirituais não estão necessariamente ligados aos monges e religiosos. Cada vez mais, encontramos leigos(as), buscando períodos durante o ano para retirar-se. Até porque, Jesus em sua passagem na Terra, toda vez que ia ter uma ação ou discernimento pontual, retirava-se para assim fazer a vontade do Pai. Sem falar no “puxão de orelha” que deu à Marta, irmã de Maria e Lázaro: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada” (Lc 10, 41-42).

Sendo assim, apresentamos 3 sugestões práticas de retiros pessoais para pessoas casadas, com filhos ou não. Favorecendo assim, uma maior intimidade com o Senhor, dentro da peculiaridade da vida matrimonial.

Se você não é casado, também temos uma proposta especial de retiro para a sua realidade. Clique aqui e acesse! 

É bom que nos preparemos anteriormente com a confissão sacramental.

 

1ª Proposta:

Retiro Espiritual Pessoal com revezamento entre os cônjuges: (1 dia)

– Reservar um dia para cada um, acertando um local silencioso (casa religiosa, mosteiro, casa de um amigo, onde possa ter a liberdade de ficar sozinha(o) durante o dia.

– Preparar antecipadamente alguns alimentos que facilitem o momento (frutas, bolachas, sucos ou chás e uma refeição já preparada) para não perder tempo na cozinha. Chegar na noite anterior, para descansar logo cedo, podendo acordar mais cedo para iniciar o retiro;

– Separar músicas instrumental e ou de adoração que ajudem nos momentos de oração;

– Levar bíblia, terço, caderno espiritual para as anotações;

– Material Temático de ajuda (vídeos, artigos, palestras) ao menos duas para o período da manhã e da tarde;

– Deixar um momento de adoração e escuta profunda (pelo menos 1 hora);

– Se possível, encerrar com a Santa Missa.

2ª Proposta:

Retiro Pessoal dentro da rotina com filhos pequenos:

– Preparar antecipadamente as necessidades básicas da casa e rotina do lar. Exemplo: adiantar as refeições, deixar as tarefas pontuais adiantadas (lixo, faxina, roupas, guloseimas, papinhas);

– Se possível, conseguir um “anjo” (mãe, sogra, amiga ou o próprio cônjuge) para auxiliar nas atividades do lar, podendo te deixar mais livre para os momentos de silêncio e reflexão;

– Se você tem a chance de arrumar um quarto para servir de “cela”/capela, onde você possa ficar mais retirado(a) sem muita interferência exterior, seria melhor. Arrume, tire as bagunças e distrações, monte um pequeno altar com uma imagem de devoção e seus pertences (bíblia, caderno, cruz…), além da água, frutas e uma bolachinha. Use desse cantinho como seu refúgio.

Sugestão de Programação:

21:00 (dia anterior) – Ir dormir para acordar mais disposta(o)

05:00 – Despertar, iniciar com um momento de silêncio. Depois da higiene pessoal, iniciar na sua cela um momento de início do retiro, com cantos de adoração, a meditação da Palavra, Contemplação. Acenda uma vela grossa, que possa te acompanhar durante todo dia.

Retirar uma Palavra ou versículo para ir memorizando e repetindo durante o dia, anote e espalhe nos locais onde mais frequenta na casa.

07:00 – Café da manhã e distribuição das tarefas para o anjo, além de dar aquela atenção, se necessário, aos filhos e dependentes. Falar o menos possível, evitar distrações (TV, Celular, Computador).

08:00 – Momento de retiro: voltar à cela, rezar um terço meditado. Escrever o(s) objetivo(s) do retiro e intenções que gostaria de entregar a Deus, colocar debaixo da Cruz.

Escrever no caderno espiritual as moções que o Senhor lhe inspira, reflexões levantadas, propósitos.

10:00 – lanche e deliberações da casa, se necessário;

10:30 – Ouvir uma palestra que seja referente ao objetivo solicitado.

11:30 – Fazer almoço/Almoçar

13:30 – Momento de relaxamento no Senhor, ouvir uma música instrumental ou Canto Gregoriano (de preferência), se der sono, descansar uns 30 minutos.

14:00 – Fazer uma oração ao seu santo Anjo da Guarda e pedir a ajuda dele para escrever suas metas e sonhos (curto, médio e longo prazo), numa folha e, do outro lado, os desafios para alcançá-los. Firmar ao menos 1 propósito para cada tempo. Termine com uma oração consagrando a ele a conquista dessas metas e sonhos.

15:00 – Terço da Misericórdia

16:00 – Momento de adoração online ou na Cruz. Entregue-se totalmente neste momento de intimidade com o Senhor. Escute o que Ele tem a te falar, assim como Maria aos seus pés.

Finalize esse dia de retiro com a Santa Missa (se for possível) e ato de consagração à Maria Santíssima, que lhe ajudará a bem agradar a Seu amado Filho.

3ª Proposta:

Retiro ou Novena do Fogo

Sugestão de Programação:

21:00 (do dia anterior) – Ir dormir para acordar mais disposta(o)

05:00 – Despertar, iniciar com um momento de silêncio, depois da higiene pessoal, iniciar no seu cantinho de oração, acenda uma vela do lado do seu santo de devoção, ofereça seu dia ao Senhor. Medite a Palavra, retire uma Palavra ou versículo para ir memorizando e repetindo durante o dia. Anote no celular ou no antebraço para repeti-la durante o dia. Escolha um objetivo e/ou intenção que queira alcançar.

6:00 – Escolha uma novena de um santo(a) a quem queira confiar esse retiro e objetivos.

Ex: Novena de Santo Antônio, São Pe. Pio, Sta. Gianna ou qualquer outro santo de devoção

Fazer, de hora em hora, a novena, até concluir 9 horas de oração (Ex.: às 6h, às 7h, às 8h, às 9h, às 10h, às 11h, pausa almoço, às 13h, às 14h, às 15h). Termine com o Terço da Misericórdia e a Santa Missa no final do dia, na intenção colocado durante o “retiro”.

21:00 – Fazer um bom exame de consciência e escutar o que Deus fala a respeito dos seus objetivos. Anotar no caderno Espiritual.

Estas modalidades são bem adaptáveis à rotina de uma pessoa casada e com filhos, é muito importante que o retiro começa de dentro para fora.

Precisamos alinhar nossa vida à vontade de Deus e, com certeza, o Senhor fará maravilhas aos corações que desejam estar ao Seu lado!

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password