Catedral de Notre Dame após o incêndio

Um símbolo do catolicismo em meio às cinzas

Um incêndio de grandes proporções destruiu parte da estrutura de uma das mais belas catedrais católica, Notre Dame. Construída em meados do século XII foi palco de diversos fatos importantes da história da França. É também a responsável por parte do fluxo de turistas na cidade de Paris.

Detalhe do teto da catedral
Chamas e fumo ainda presentes no interior de Notre Dame na manhã após o incêndio. Paris, França, April 16, 2019. REUTERS/Philippe Wojazer/Pool.

Na tarde de ontem o fogo começou na parte superior e espalhou-se rapidamente pelo teto fazendo a agulha (torre mais alta) despencar. Testemunhas contam que ouviram explosões quando o fogo começou. Após nove horas os bombeiros conseguiram controlar as chamas.

Ainda não foram calculados os danos, porém as maiores relíquias, a coroa de espinhos e a túnica de São Luís, não foram danificadas. Imagens do interior da igreja foram feitas pela agência Reuters e mostram o tamanho do estrago, mas a cruz e o altar ficaram intactos.

Detalhe do altar e da cruz após o incêndio em Notre Dame
Entre fumaça e escombros, altar e acima a cruz permaneceram intactos. Paris, France, April 16, 2019. REUTERS/Philippe Wojazer/Pool TPX IMAGES OF THE DAY.

Felizmente não houve vítima fatal, pois a igreja estava fechada para reformas e recebia turistas de maneira controlada.

Um personagem porém, está chamando a atenção pelo seu ato de heroísmo.

É o padre Jean-Marc Fournier, capelão do corpo de bombeiros. Assim que os bombeiros chegaram ao local ele sem demora entrou na catedral e salvou as relíquias da coroa de espinhos e o Santíssimo Sacramento.

“Padre Fournier, capelão do, foi com os bombeiros na catedral #NotreDame para salvar a coroa de espinhos e o Santíssimo Sacramento”. – diz o tuite.

O Padre já esteve presente após o atentado a tiros ocorrido na casa de concertos Bataclan em 2015 que deixou 89 mortos; na ocasião os colegas disseram que se detinha em rezar pelos vítimas. Segundo informações da Reuters o padre está ferido e recebe cuidados médicos.

Até agora não se sabe as causas do incêndio, mas peritos estão trabalhando na hipótese de acidente. Segundo o site G1, 15 funcionários que estiveram na igreja pela manhã prestarão depoimento.

A reconstrução

O presidente Emmanuel Macron prometeu uma grande arrecadação para a reconstrução da catedral gótica de 850 anos. A resposta veio muito rápido; dois magnatas do mercado de luxo prometeram uma doação que chega a 300 milhões de euros (aproximadamente 900 milhões de reais).

O Papa em seu twitter no dia 15 de abril manifestou seu pesar pelo ocorrido: “Hoje nos unimos em oração com o povo francês, enquanto aguardamos que a dor pelo grave dano se transforme em esperança com a reconstrução. Santa Maria, Nossa Senhora, rogai por nós. #NotreDame”

Com informações de:

Hunffing Post, espanhol