fbpx

Cátedra de São Pedro – A Festa da Primazia de Pedro

Hoje, celebramos a Cátedra de São Pedro, festa que reforça a primazia de Pedro como o primeiro Papa e chefe da Igreja Católica. A base da festa de hoje é bíblica e muito profunda, quando Jesus disse, no Evangelho segundo São Mateus, no Capítulo 16:

E vós, quem dizei que eu sou?”. São Pedro lhe respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’. Jesus então lhe disse: ‘Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus’”.

A Cátedra de São Pedro

A Cátedra de São Pedro é a Cadeira do Papa, a cadeira do sucessor de São Pedro, que possui um simbolismo muito grande.

Quando o Papa proclama um Dogma, ele senta na Cátedra e assim fala “Ex cathedra”. Esse é um dos requisitos para a proclamação de um Dogma e da Infalibilidade papal.

A Cátedra de São Pedro é uma grande relíquia da nossa Igreja, onde centenas de Papas sentaram-se até hoje, sinal de unidade da Santa Sé.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz: “Em virtude de seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal (…) Porém, o múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio dos Apóstolos, unido a seu chefe” (CIC 552,881-882)

O sucessor de Pedro

Por isso, pelo poder dado por Cristo, o Papa fala em nome da Igreja e do próprio Cristo, pois é o sucessor direto de Pedro. Cristo escolheu Pedro, e desde então as chaves da Igreja são passadas, de geração em geração, a um novo Papa, eleito pelos cardeais.

Isso, seguindo o ensinamento dos apóstolos e a tradição da Igreja, por isso confiamos na verdade fundamentada na Sagrada Escritura. O Papa é o sucessor de Pedro, em matéria de moral e fé infalível, quando fala “Ex cathedra”.

Neste dia de Festa, louvemos a Deus pela vida do nosso Papa Francisco, e por toda a Tradição Católica que sempre contou com a graça de Deus.

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password