Caminho Quaresmal – Segundo domingo da quaresma 2021

Continuamos, nesse segundo domingo da Quaresma, nosso Caminho Quaresmal com a ajuda do nosso fundador, Padre João Henrique, que escreveu meditações para cada dia deste tempo penitencial, para que juntos vivamos um verdadeiro Pentecostes de Misericórdia.

Clique aqui para baixar as meditações de todos os dias da semana!

Segundo domingo da quaresma

“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles” (Mc 9, 2).

Luz da Palavra:

“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus.

Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado.

Escutai o que ele diz!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos” (Mc 9,2-10).

Clique aqui para baixar as meditações de todos os dias da semana!

Meditação sobre a Misericórdia:

“Num dia de quinta-feira santa, antes que as irmãs se aproximassem da sagrada mesa, Santa Gertrudes viu o Senhor Jesus reduzido a um estado de extremo desfalecimento pela veemência do desejo que tinha, em seu divino Coração, de se unir àquelas almas diletas. Estava como que caído por terra e não tinha mais forças.

A Santa ficou comovida, que se sentiu ela própria a ponto de desmaiar; mas o Salvador fortificou-a e lhe fez compreender que aquele desfalecimento era o triunfo do Seu amor, e que Ele ficaria no auge de Suas delícias ao dar-se pela sagrada comunhão àquelas almas que tanto desejara” (Amor, Paz e Alegria – André Prévot – pag 51).

Reflexão:

A nossa caminhada é um contínuo conhecer da face de Deus, na qual vamos fazendo a experiência de Sua humanidade e divindade. Um itinerário percorrido pelos discípulos e por cada um de nós.  Sem dúvida, os discípulos conheciam muito bem a humanidade de Jesus, pois conviveram com Ele e suas mãos O tocaram. O mais difícil era compreender que ali, nEle, também se encontrava toda a Sua divindade. No entanto, Jesus escolhe apenas três deles para se revelar tal como é, e para isso, faz três passos:

1° Os levou sozinhos: É necessário para o caminho espiritual, reservarmos momentos a sós, onde você possa orar sem se preocupar com as pessoas; onde possa dizer sobre o teu coração a Deus e escutar o coração dEle.

2° Em um lugar à parte: Precisamos muitas vezes em nossa casa, criar um lugar à parte para a oração. Um cantinho de encontro com Deus, reservado a Ele. Diria uma pequena capela ou na impossibilidade, irmos a um sítio ou a um parque ou mesmo na capela de uma Igreja.

3° Sobre uma alta montanha: Para este encontro com Deus, devemos também nos retirar do tumulto do dia a dia e olharmos para todas as coisas de outro ângulo, lançar um olhar do Alto, onde tudo ganha um significado novo.

Por fim, é Jesus quem escolhe os discípulos a quem quer revelar-se, ou seja, tudo é dom de Deus; podemos até criar os ambientes e as disposições interiores, mas é Ele que escolhe a quem e quando se revelar. No entanto, lembremos que “Ele ficaria no auge de Suas delícias ao se dar aquelas almas que tanto desejava”.

Clique aqui para baixar as meditações de todos os dias da semana!

Propósito:

Criar no meu dia um ambiente e as disposições para o encontro pessoal com Jesus.

Exame de consciência:

Qual foi o encontro que fiz com Jesus hoje?
Que experiência fez de sua humanidade e divindade?

Clique aqui para baixar as meditações de todos os dias da semana!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password