fbpx

Caminho Espiritual para viver a Semana Santíssima

A Santa Igreja propõe no seu itinerário quaresmal um “caminho de conversão”. Ora, este caminho tem como o seu princípio e fundamento poder amar mais Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, nos é proposto neste percurso algumas práticas que têm como finalidade este encontro com o amor de Deus.

A prática da esmola (cf. Mt 6,1-4), oração (cf. Mt 6,5-6) e Jejum (cf. Mt 6,16-18) que a Santa Igreja nos apresenta neste caminho de purificação, nos ajudam na mortificação da nossa carne e no fortalecimento da nossa vontade, para podermos amar com maior ‘liberdade’ e ‘responsabilidade’ o Filho de Deus, que nos amou e se entregou a Si mesmo por cada um de nós (cf. Gl 2,20).

Agora chegamos na ‘Semana Santíssima’ onde, solenemente, iremos vivenciá-la não como meros telespectadores, mas como participantes diretos daquela que é a maior Festa da nossa Igreja, do sentido único e último da nossa Fé, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Busquemos acompanhar Jesus nesta semana com empatia, zelo, afeto, apresentando à Ele o nosso reconhecimento e gratidão por aquilo que Ele fez e faz por nós.

Desejamos apresentar um caminho de reflexão (que não é o único), para meditarmos e vivermos com amor esta semana junto com nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Domingo de Ramos

 “Bendito é Aquele que nos faz benditos”

 

Evangelho segundo São Marcos 11,1-11

“Quando se aproximaram de Jerusalém, na altura de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo: ‘Ide até o povoado que está em frente, e logo que ali entrardes, encontrareis amarrado um jumentinho que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui! Se alguém disser: Por que fazeis isso?, dizei: O Senhor precisa dele, mas logo o mandará de volta’.

Eles foram e encontraram um jumentinho amarrado junto de uma porta, do lado de fora, na rua, e o desamarraram. Alguns dos que estavam ali disseram: ‘O que estais fazendo, desamarrando este jumentinho?’ Os discípulos responderam como Jesus havia dito, e eles permitiram.

Trouxeram então o jumentinho a Jesus, colocaram sobre ele seus mantos, e Jesus montou. Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam apanhado nos campos. Os que iam na frente e os que vinham atrás gritavam: ‘Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!’”

Palavra da Salvação.

Para refletir e orar:

Entramos nesta ‘semana maior’ da nossa fé com ‘humildade’, clamando Hosana, e que Jesus é o bendito que vem em nome do Senhor (cf. Mc 11,9). Assim, desde já, convém lançarmos as nossas preocupações, aflições, angústias, medos, sonhos, nAquele que cuida de cada um de nós (cf. I Pd, 5, 6-7).

Jesus está entrando em Jerusalém para aquela que será a última semana de sua vida terrena. Vê uma multidão que o aclama como Bendito, mas sabe que esta mesma multidão pedirá a sua crucificação.

Ao ler o Evangelho novamente, acompanhe Jesus neste momento. Procure olhar para Ele, mas também deixe-se ser olhado por Ele. É por você que Ele, o verdadeiro Rei, está entrando nesta semana para dar a sua vida por você, pelos seus sofrimentos, por suas angústias e pecados.

Termina a tua oração conversando com o Senhor sobre esta grande semana que se inicia. É nesta semana que celebramos o grande mistério da nossa fé, a morte e ressurreição de Jesus. Pergunta ao Senhor de que forma Ele deseja que você viva este caminho junto Dele, o que pode fazer para ser um sinal do seu amor e o que pode fazer para não se distrair.

Pensamento:

Não havia meio mais conveniente para libertar a humanidade do que pela Paixão de Cristo” (São Tomás de Aquino – S.Th. IIIª, q. 46, a.3).

Propósito:

Apresentar para Jesus o seu coração como ele se encontra e permitir que Ele carregue nesta semana tudo o que te aflige até a sua Cruz.

 

Pe. Gilson Garcia

Sacerdote e missionário da Aliança de Misericórdia

Imagem de destaque: Foto de Grant Whitty, no Unsplash

0 Comments

    Leave a Comment

    10 − quatro =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password