Beata Bárbara Maix
Meu Jesus, aqui estou. Fazei de mim o que vos aprouver! A Santíssima Trindade iniciou esta Obra e a completará…”. (Beata Bárbara Maix)
Hoje, celebramos a Bárbara Maix, missionária austríaca que viveu no Brasil e hoje faz parte da série Santidade Brasileira.
Nasceu em Viena na Áustria em 1818, era a filha caçula de nove filhos e teve uma infância marcada pelas enfermidades.
Desde criança sentia um desejo missionário, e não tinha medo de se dirigir as autoridades para defender as justas causas que tocavam seu coração.
Sendo educada na fé desde cedo e tendo crescido em volta do palácio do império de Ferdinand imperador da época teve acesso a realidade da riqueza e também da pobreza, vendo o contraste dos dois mundos e a necessidade de uma vivencia radical do evangelho.
Ao ver a situação de pobreza e vendo que muitas crianças nasciam de mães solteiras, Bárbara teve a ideia de abrir um pensionato para dar orientação e assistência às jovens desempregadas ou empregadas domésticas, livrando-as da prostituição e outras desigualdades sociais.
Com o passar do tempo, Bárbara Maix começou a contar com a ajuda de outras jovens, com as quais vivia em espírito de oração e solidariedade. Com elas teve início o “Projeto das Irmãs do Imaculado Coração de Maria”, inspirado na vida das primeiras comunidades cristãs, para a educação das crianças.
A Vinda ao Brasil e sua Beatificação
Porém, devido as instabilidades políticas da época e da grande perseguição religiosa às obras católicas por causa da Revolução Francesa, Barbará e suas companheiras precisaram deixar a Áustria.
A ideia das jovens era ir para a América do Norte, porém enquanto esperavam ancorou um navio com destino ao Brasil, Barbará entendeu o fato como vontade de Deus e assim elas vieram para cá.
O Brasil da época vivia ainda a escravidão, a Beata Barbará e suas companheiras perceberam rapidamente que precisavam ajudar a população, indo de encontro aos mais necessitados. Assumiram assim o cuidado de órfãs e pobres e muito ajudaram os brasileiros que sofriam sem uma ordem religiosa de caráter social até então.
Madre Bárbara Maix faleceu no dia 17 de março de 1873, deixando como herança seu grande exemplo de “perdoar sempre, com toda boa vontade e consolação do Coração e amor à Verdade”.
Ela foi Beatificada em 2010 em Porto Alegre pelo então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.
O milagre da beatificação se deu pela cura de Onorino Ecker, um menino que sofreu uma grave queimadura no inverno de 1944.
Enquanto o menino brincava, com seus irmãos, em volta do fogo, uma panela de água fervendo caiu sobre ele fazendo com que caísse sobre as brasas e respirasse vapor e cinzas ardentes.
A pedido da Irmã Dulcídia, da Congregação do Coração Imaculado de Maria, os familiares e a comunidade local se uniram em oração, invocando a intercessão de Madre Maix. Em 15 dias, o menino Onorino ficou completamente curado.
Oração à Beata Bárbara Maix
“Deus, Pai de bondade e misericórdia, que escolhestes Bárbara Maix para cumprir sempre e em tudo a vossa Vontade, especialmente junto aos mais necessitados, concedei-nos, vós que conheceis nossas esperanças e sofrimentos, a graça que tanto precisamos… Nós vos pedimos também, por intermédio do Imaculado Coração de Maria, a Canonização da vossa serva fiel Madre Bárbara Maix. Amém”.
Fonte: Vaticannews
0 Comments