Beata Assunta e Santa Paulina são tema do novo episódio da série “Santidade Brasileira”

A Aliança de Misericórdia lançou nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, o nono episódio da série “Santidade Brasileira”, que apresenta a trajetória da Beata Assunta Marchetti e de Santa Paulina, duas religiosas italianas que vieram para o Brasil no final do século XIX e dedicaram suas vidas ao serviço dos mais necessitados.

O episódio destaca o trabalho missionário das duas madres, que se estabeleceram no país em um contexto de forte imigração italiana e atuaram no acolhimento de órfãos, doentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

A missão das madres no Brasil

Assunta Marchetti nasceu na Itália em 1871 e chegou ao Brasil em 1895 a convite de seu irmão, Padre José Marchetti, para atuar no cuidado de crianças órfãs, especialmente filhos de imigrantes italianos. Em São Paulo, trabalhou no Orfanato Cristóvão Colombo, local que se tornou referência no acolhimento de menores abandonados. A experiência levou à fundação da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, voltada ao atendimento de migrantes e pessoas em situação de risco social.

Madre Paulina nasceu em 1865 e chegou ao Brasil com a família ainda na infância. Aos 24 anos, iniciou um trabalho de assistência a doentes e pobres, reunindo mulheres que compartilhavam do mesmo propósito. O grupo formou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, primeira congregação religiosa feminina de direito pontifício fundada no Brasil. A organização expandiu suas atividades para diversas regiões do país e permanece atuante até hoje.

Santa Paulina foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 2002, tornando-se a primeira santa do Brasil. A Beata Assunta Marchetti foi beatificada em 2014, e seu processo de canonização segue em andamento com a análise de relatos de milagres atribuídos à sua intercessão.

Relação com os fundadores da Aliança de Misericórdia 

A vinda das madres para o Brasil guarda semelhança com a trajetória dos padres Antonello Cadeddu e João Henrique, fundadores da Aliança de Misericórdia. Assim como Assunta Marchetti e Paulina, os missionários italianos chegaram ao país com o objetivo de evangelizar e atender populações em situação de vulnerabilidade. A Aliança desenvolve um trabalho focado na acolhida de pessoas em situação de rua, recuperação de dependentes químicos e formação missionária.

O episódio conta com depoimentos do cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, Irmã Jaira Oneida e Irmã Leni Monfardini, que relatam a importância do testemunho deixado pelas madres e sua influência na história da Igreja no Brasil.

O episódio já está disponível no canal da Aliança de Misericórdia no YouTube.

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password