fbpx

As Faces da Aliança – PARA os Pobres

“A missão da Fraternidade Cenáculo é caracterizada então, por um incansável trabalho “PARA” os pobres, para que ‘todos’ experimentem, na comunhão recíproca, a unidade que atrai o Espírito Santo como novo Pentecostes de Misericórdia” (Estatutos Aliança de Misericórdia – 72).

 

A Aliança de Misericórdia é chamada a dar a vida pelos pobres, e nossas casas possuem três faces: Com os Pobres, Como os Pobres e Para os Pobres.

Continuando nossa série de textos sobre as “faces” das fraternidades da Aliança, nessa semana veremos como é a fraternidade “Cenáculo”, chamada a expressar o Carisma da Misericórdia PARA os Pobres.

Veja aqui: As Faces da Aliança – Com os Pobres

Somos chamados a descer ao meio dos pobres nas fraternidades Belém; COM os pobres nas fraternidades Nazaré, mas também nossa vida deve ser doada PARA os pobres através da evangelização.

A evangelização que traz a unidade, a evangelização que dá vida ao Movimento e que está sempre disponível para anunciar a Boa Nova.

Para os Pobre – Evangelizar a todos:

De acordo com o Estatuto: “Os Missionários de Vida que vivem a pobreza como sobriedade de vida, chamados ao ministério do anúncio, formam as Fraternidades ‘Cenáculo’”.

As casas “Cenáculo”, são como esse elo, essa ponte que a Aliança de Misericórdia faz entre pobres e ricos, entre jovens e adultos, entre todas as pessoas.

Entendemos que pobres não são somente aqueles que não possuem dinheiro, mas toda alma possui uma pobreza, um desejo por Deus que não pode ser saciado.

Nessas fraternidades, a sobriedade é a palavra-chave, para que ricos e pobres sintam-se bem acolhidos, e os ricos possam encontrar na fraternidade, e na comunhão com os pobres, o tesouro escondido do Evangelho
(cf. Mt 13,44).

 

A Missão das Casas Cenáculos:

Sua missão principal é a evangelização através do anúncio. Em geral, são nessas casas que os eventos acontecem. Ela é uma casa dedicada 100% a anunciar a Boa-Nova, das formas mais criativas possíveis. Os missionários destinados à essas fraternidades, se dedicam ao anúncio do Evangelho usando todos os meios e instrumentos possíveis: através da arte, pregação, oração, partilha etc. Nunca limitando o Espírito Santo.

 

A alma da fraternidade é caracterizada pelo desejo ardente de buscar a cada instante a experiência que os discípulos viveram à espera da vinda do Espírito Santo (cf. At 1,13-14), para evangelizar a todos, com todo ardor, com todos os dons e carismas do Espírito Santo.

 

Hoje a Aliança conta com casas Cenáculos no Brasil e no Mundo, essas casas se dedicam à evangelização e também à formação.

 

0 Comments

    Leave a Comment

    16 − dez =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password