Anthony Hopkins fala da sua conversão e de como venceu o alcoolismo

“Por que você não confia em Deus?”. Foi depois desta frase que Anthony Hopkins começou seu caminho de conversão espiritual e libertação do alcoolismo.

Um homem simples

Pensar em Anthony Hopkins é impossível não lembrar do personagem assustador Hannibal Lecter, dos filmes O Silêncio dos Inocentes (1991) e Hannibal (2001). O personagem é um serial killer, que pratica o canibalismo em suas vítimas e Hannibal rendeu a Hopkins o Oscar e o auge da fama.

Hopkins interpretando Hannibal
Hopkins interpretando Hannibal.

No entanto, por trás do famoso ator que muitas vezes desempenhou papéis que incorporam o mal, podemos descobrir um homem humilde e animado por uma fé cristã real.

Recentemente convidado para falar em uma conferência anual da Fundação de Liderança, Excelência e Acelerando seu Potencial (LEAP), que reúne os talentos de negócios americano, Anthony Hopkins testemunhou sua fé para mais de 500 alunos:

“Se você correr atrás do dinheiro, não vai funcionar. Se você correr ir atrás do sucesso, não funcionará. Você deverá ir atrás daquilo que você quer ser; viva como se já o fosse. Aja como se você já tivesse chegado, e as coisas virão por conta própria!”Conheça a história de recuperação do álcool de um dos nossos acolhidos

Possuído por um demônio interno

Anthony Hopkins não hesitou em contar algumas de suas experiências difíceis, incluindo sua luta contra o alcoolismo, que num certo momento de sua vida fez dele alguém desagradável, um ser quebrado, em quem – em suas próprias palavras – “nós não poderíamos mais confiar”.

“No teatro, nós bebíamos”, explicou ele. “Não era fácil para mim, eu trabalhei muito frequentemente com muita ressaca …”

Em 1975, aos 37 anos, o ator nascido em Gales, ficou ciente do perigo que o álcool representava não apenas para ele, mas para toda a sua família. Ele então decidiu participar das reuniões da Associação de Alcoólicos Anônimos. Em entrevista à CNN, relatada por Christian Post, ele fala sobre seu vício sem papas na língua:

“Era como se eu estivesse possuído por um demônio interior, um vício que eu não conseguia parar. Como milhões de outras pessoas, não conseguia parar. “

Tocado pela graça

Hopkins interpreta Papa Bento XVI
Hopkins interpreta Papa Bento XVI.

Um dia, em plena sessão de Alcoólicos Anônimos, uma mulher fez a pergunta que mudou sua vida:

“Por que você não confia em Deus?” Esta pergunta pode parecer simples demais, Anthony Hopkins poderia facilmente rejeitá-la, especialmente porque na época, ele não vivia na fé. Ele foi tocado pela graça!

É nesse momento que o desejo de beber desaparece nele, e em suas palavras, “nunca mais voltará”. Este caminho de libertação do álcool foi acompanhado por um verdadeiro retorno à fé. Por ocasião do lançamento do filme O Rito em 2011, onde ele faz o papel de um padre exorcista, Anthony Hopkins responde às perguntas do semanário inglês Catholic Herald sobre o ateísmo.

“Ser ateu é como viver em uma cela que não tem janela. Eu odiaria tal vida, não é mesmo? Hoje nós os vemos na televisão, você sabe, todas aquelas mentes brilhantes que são ateus profissionais, aqueles que dizem alto que acreditar em Deus ou em uma religião é loucura.

OK! Que Deus os abençoe do mesmo jeito por dizer tais coisas, só espero que sejam felizes. Eu me pergunto, sobre alguns desses ateus: por que eles estão protestando tanto assim? Como eles podem ter tanta certeza do que está na vida após a morte? E quem sou eu para rejeitar as crenças de tantos grandes filósofos e mártires por tantos séculos?”.

Interpretando Papa Bento XVI

Considerado como um dos maiores atores de sua geração, a carreira de Anthony Hopkins se estende por quase sessenta anos. Este ano, novamente, depois de estrelar a segunda temporada da série Westworld, ele irá interpretar o Papa Bento XVI em um filme produzido pela Netflix.

O Papa, irá revisar o pontificado do Papa, sua renúncia em 2013 e a eleição do Papa Francisco.

Segundo Fonte de Aleteia/Francês