fbpx

Ano de São José: como receber indulgências?

Ano de São José

2021 é o ano dedicado a São José, pai adotivo de Jesus, exemplo de paternidade e pureza para nós católicos. Nesse ano somos convidados a meditar sobre a vida e a santidade dessa figura tão importante na história da Salvação.

Mas, com esse ano dedicado ao santo, também temos a possibilidade de viver um ano de muitas graças especiais e lucrar com as inúmeras indulgências plenárias nesse tempo.

O que é uma indulgência plenária?

O Catecismo da Igreja Católica no número 1471 nos explica:

“A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos”.

Já no número 1498, nos diz:

“Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, sequelas dos pecados”.

Mas, como receber indulgências no Ano de São José?

Esse ano, podemos lucrar com as indulgências plenárias, de forma especial, por causa do ano de São José, seguindo algumas práticas devocionais, como por exemplo:

  • Participar de um retiro com meditações sobre São José:
    Os retiros e encontros nos ajudam a aprofundar a devoção a São José, exatamente o propósito do ano dedicado a ele.

 

  • Realizar alguma obra de misericórdia:

São elas: ensinar os ignorantes, dar bom conselho, corrigir os que erram, perdoar as injúrias, consolar os tristes, sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo, rezar a Deus por vivos e defuntos, dar de comer a que tem fome, dar de beber a quem tem sede, dar pousada aos peregrinos, vestir os nus, visitar os enfermos, visitar os presos e enterrar os mortos.

 

Saiba mais sobre as Obras de Misericórdia, clicando aqui!

 

  • Rezar à São José pelos desempregados:

São José é o padroeiro dos trabalhadores. Infelizmente, a crise causada pela COVID-19 tem deixado muitas pessoas desempregadas e muitas famílias em necessidade. Rezar a São José por essas pessoas, para que Deus possa cuidar de cada um para que nada venha a faltar, é também um dos meios de lucrar indulgência e não ser indiferente à dor do outro.

 

  • Rezar a Ladainha de São José ou alguma oração a São José pelos Cristãos Perseguidos:

Rezar pelos Cristão Perseguidos é uma bonita forma de lucrar a Indulgência. Infelizmente muitos cristãos ainda são perseguidos e impedidos de viver sua fé publicamente em diversas partes do mundo.

Veja aqui algumas orações de São José para viver esse ano.

 

  • Rezar alguma oração de São José ou um ato de caridade nos dias dedicados ao santo:

Os dias dedicados a São José são: 19 de Março (Solenidade de S. José), 1º de Maio (São José Operário) e também no dia 19 de cada mês e às quartas-feiras.

 

  • Meditar durante 30 minutos o Pai Nosso:
    Essa é uma prática antiga na Igreja: meditar sobre os mistérios contidos na oração que o próprio Senhor nos ensinou.

 

  • Oferecer o trabalho a Deus

A prática de oferecer o trabalho e o dia a Deus é muito louvável e recomendada; começar o dia entregando tudo o que temos e somos a Ele é a melhor forma de começarmos nosso dia e nesse ano, essa entrega diária pode nos lucrar as indulgências do ano de São José.

Para lucrar a indulgência é necessário ainda cumprir os requisitos comuns de indulgências que são: confissão e comunhão no dia em que se realizou a indulgência ou em até 1 semana e a oração pelo Santo Padre, o Papa Francisco.

Mais do que cumprir uma receita à risca, somos convidados a nos aproximarmos da vida de São José, meditar sobre sua vida e nos aprofundar na devoção e amor a ele, assim estaremos nos aproximando também de Deus.

Pedimos que São José interceda por nosso trabalho e nossa família nesse ano de 2021.

São José, valei-nos!

0 Comments

    Leave a Comment

    um × um =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password