O que um cartaz, a paz e a Aliança têm a ver?

Cartaz-Paz-Aliança

No Arco-íris de Misericórdia que simboliza as evangelizações da Aliança de Misericórdia, o “rosa” representa os “Construtores de Paz”, homens e mulheres que se colocam na educação, política e outra áreas da sociedade, como uma presença cristã e transformadora.

Imagine a paz…

Mas não é sobre isso que esse texto quer dizer. Na verdade, é um pouco mais simples, mas tão impactante quanto.

Quando você ouve falar sobre a paz, quais imagens lhe vem à mente? Para uma jovem de Tatuí, no interior de São Paulo, o Movimento Aliança de Misericórdia traduz a paz vivida de forma concreta!

Um cartaz especial

O desenho da estudante Letícia Coelho Vieira, do Colégio Objetivo de Tatuí, patrocinada pelo Lions Clube de Tatuí, conquistou a menção honrosa na etapa final do concurso internacional denominado “Cartaz da Paz”, do Lions Clube, que tem como tema: “A Paz Através dos Serviços”.

Letícia concorreu à 33a edição do certame, com mais de 600 mil crianças de 50 países diferentes. Os cartazes foram julgados nos níveis de clube, Distrito e Distrito Múltiplo antes de atingirem o nível internacional, quando os concorrentes foram reduzidos para 110 cartazes.

Na final, o cartaz da estudante foi selecionado como um dos 23 vencedores do Prêmio de Honra ao Mérito, conforme a criatividade, originalidade e representação do tema, “A paz por meio do serviço”. Desta forma, Letícia receberá US$ 500 e um certificado de “honra ao mérito”.

O que contém no cartaz?

Descrevendo o cartaz, Letícia destaca ter desenhado, no centro da imagem, um médico, representando os profissionais de saúde e o trabalho realizado por eles e por enfermeiros durante o ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.

Ela ainda conta ter representado o serviço prestado pelo GPaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), além do trabalho de cientistas, bombeiros, protetores de animais, voluntários, missionários, religiosos e organizações a serviço da paz.

“Ao lado esquerdo do médico, há um homem com alguns animais representando os protetores, uma professora dando aulas pelo ensino remoto, um soldado com a bandeira da ONU e uma garotinha com câncer segurando o ursinho símbolo do GPACI e usando um vestido amarelo e azul, cores do Lions Clube”, elencou.

“Do lado direito há um homem com uma criança africana nos ombros e em sua camiseta tem o símbolo da Aliança de Misericórdia – uma instituição missionária que pratica boas ações pelo mundoum padre (Pe. João Henrique) consolando um fiel e uma mulher representando a fé”, continua.

“No cartaz também há um bombeiro carregando uma criança ferida, cientistas pesquisando curas para doenças e um homem entregando uma cesta básica para uma mulher grávida”, descreve.

Construção da Paz

Louvamos a Deus por essa premiação da Letícia e por termos em seu cartaz duas imagens que remetem à Aliança. Em Moçambique, na África, a Aliança mantém a presença de missionários e obras sociais que têm levado a paz e a dignidade a tantos irmãos, sem distinção de religião, visto que mais de 80% desses atendidos não são nem cristãos.

A outra imagem é já conhecida pelos membros da Aliança. Em seu desenho, Letícia retrata uma imagem que comoveu quem esteve em 2019 na Missão Thalita Kum, no Centro da Capital Paulista: o Pe. João Henrique, fundador da Aliança, abraçando um irmão em situação de rua que chorava durante a Santa Missa que era celebrada em praça pública.

Texto com informações de: https://oprogressodetatui.com.br/n/estudante-de-tatui-e-premiada-em-concurso-internacional-do-lions/