ACONTECEU: RETIRO THALITA KUM EM MOÇAMBIQUE
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, aconteceu em Maputo, Moçambique, a 14ª edição do Thalita Kum (TK), um retiro promovido pela Aliança de Misericórdia, voltado para jovens que desejam uma experiência profunda de encontro com Deus. Inspirado na passagem bíblica “Talita Kum” (Mc 5,41), que significa “Jovem, levanta-te!”, o retiro tem como objetivo levar os participantes a um despertar espiritual, ao desejo de uma vida nova em Cristo.
Por meio de momentos de oração, pregações, dinâmicas e testemunhos, os jovens foram conduzidos a um caminho de cura interior, restauração e compromisso com a fé. O TK14 reuniu 125 participantes e foi marcado por experiências profundas de amor, conversão e libertação, impactando não apenas os jovens, mas também suas famílias.
O Thalita Kum em Moçambique carrega uma tradição muito especial: desde a primeira edição, os participantes costumam se identificar com o número do TK que fizeram, criando uma verdadeira linhagem espiritual dentro do movimento. Além disso, cada edição do retiro conta com uma música tema e uma coreografia, que se tornam marcas inesquecíveis na caminhada dos jovens.
Esse TK14 foi ainda mais aguardado do que o normal. O último encontro havia ocorrido em julho do ano passado, e a edição 14 estava prevista para novembro, mas acabou sendo adiada. Assim, os jovens viveram uma grande espera, tornando esse momento ainda mais especial tanto para os missionários quanto para os participantes.
Outro destaque dessa edição foi a presença de uma mamá, uma mãe que decidiu participar após ver seus filhos viverem essa experiência. Em Moçambique, retiros para adultos não costumam ter grande adesão, mas o Thalita Kum é tão forte que os jovens falam tanto em casa, que despertam esse desejo em seus familiares. Assim, o retiro vai transformando não apenas os jovens, mas toda a estrutura familiar.
Testemunhos de conversão
“Deus me resgatou exatamente como eu sou!”
Bom! Quando cheguei, eu não sabia o que me esperava. Eu só tinha em mente que era um retiro e que depois eu voltaria para casa. Me sentei na cadeira, ouvi as palestras, mas eu não sentia nada! Eu me sentia estranha, não sentia o Espírito Santo. Quando diziam para rezar e fechar os olhos, eu só fechava, mas não conseguia rezar.
Mas em determinado momento tudo caiu. Me senti vazia, senti como se precisasse de um abraço verdadeiro de uma mãe. Sou órfã e vivo com os meus tios, mas minha relação com minha tia não é boa. Naquele momento, eu tentava fechar os olhos e me imaginar sendo amada por ela, mas não conseguia. Tudo o que eu via era minha falecida mãe, o quanto precisava dela, queria estar com ela e abraçá-la. Eu chorei muito. O TK me trouxe lembranças boas dela.
No momento de me decidir para uma vida nova, eu resisti. Algo me dizia: ‘Não! Você não pode, porque é suja e só vai fazer isso em vão. Você não merece, porque não tem Cristo em você.’ Mas depois, o irmão Abel falou que o pecado nos faz sentir vergonha de abrir os olhos para a nova vida e para nos tornarmos membros da família de Deus. Mas devemos resistir, principalmente agora.
E então, eu fui e vi a retrospectiva da minha vida antiga. Eu chorei, senti meu corpo vibrar e tudo que eu pedia era ajuda para ELE. Pedi perdão várias vezes. Depois, senti medo, e esse medo ainda permanece em mim.
O TK foi um lembrete vindo dos céus. Foi incrível, foi liberdade, foi uma experiência necessária. Faz muito tempo que ando longe de Deus. Desde a época em que precisei d’Ele e coloquei toda minha confiança Nele, mas Ele não fez o que eu queria. Talvez aquilo não fosse para mim. Depois disso, me afastei. Não orava mais, ia à igreja e sentia tédio, deixei de acreditar N’Ele.
Mas o TK me deu a chance de recomeçar e quero aproveitar essa oportunidade. Não será fácil, mas vai depender da minha fé e bondade. Primeiro, quero recuperar minha fé. Quero chamar meu namorado para viver essa experiência, mas ele não está em Maputo. Acho que será difícil ele compreender o que estou falando, mas eu vou conseguir recuperar a luz que está em mim. E foi isso que senti lá: o chamado de Deus. ❤️
“Minha vida agora pertence a Jesus!”
Meu nome é Larisse Mabote, e vou contar o meu testemunho e experiências do TK14. Antes do TK, eu era uma jovem que já vivia a vida em Cristo, e o TK veio complementar aquilo que eu já vivia. Me deixei viver profundamente cada momento, cada dinâmica que nos foram apresentadas. No TK eu tive a certeza que eu quero viver sempre em Cristo e para Cristo e me entreguei totalmente, de corpo e alma! Minha vida já não me pertence, mas pertence a Jesus.
Eu vivia com algumas dúvidas e mágoas sobre o que já tinha acontecido na minha vida, durante a infância e adolescência. Mas eu fui curada. Jesus, com o seu amor e misericórdia, me curou. Hoje, não olho mais para trás, para o que já passou. Foco-me mais no presente e deixo o meu futuro nas mãos de Deus, estando eu aberta para viver a vontade de Deus.
Este retiro é especial, curou a mim e a minha família. Gostaria que mais pessoas pudessem participar e viver pessoalmente esse encontro com Jesus Cristo.
O Thalita Kum 14 não foi apenas um evento, mas um verdadeiro chamado de Deus para os jovens moçambicanos. Durante esse final de semana, vidas foram restauradas, curadas e transformadas pelo amor de Deus.
Entre os muitos testemunhos compartilhados, alguns jovens expressaram a surpresa de descobrir que Deus os ama exatamente como são e que a Igreja Católica é um lugar de acolhimento e renovação.
0 Comments