Ação conjunta em Manaus celebra o dia nacional de luta da população em situação de rua com esperança e solidariedade

No dia 19 de agosto, a Aliança de Misericórdia marcou presença na ação conjunta em Manaus em memória ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data, celebrada anualmente, relembra o trágico Massacre da Sé, ocorrido em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas em São Paulo. Este ano, o evento trouxe o tema: “Onde a rua encontra a esperança: um legado de amor e luta”, reforçando o compromisso com os mais pobres e invisibilizados da sociedade.

Uma união de forças pela dignidade dos irmãos em situação de rua

A ação foi organizada pela Arquidiocese de Manaus e reuniu diversas instituições católicas e sociais, como a Nova e Eterna Aliança, Fraternidade O Caminho, Frades Menores Capuchinhos, MCVE, Cáritas, Pastoral do Povo de Rua, O Pequeno Nazareno, além de organizações da sociedade civil e representantes de órgãos públicos municipais e estaduais.

Com início logo nas primeiras horas do dia, o encontro contou com a presença fraterna de Dom Luiz Soares, arcebispo emérito de Manaus, e do Frei Paulo Xavier, que acolheram os participantes com palavras de esperança e misericórdia.

Atividades de cidadania, espiritualidade e cuidado integral

A programação da ação conjunta foi marcada por momentos de grande escuta e reflexão. Foram realizadas rodas de conversa, debates com a participação ativa da população em situação de rua, representantes de movimentos sociais, pastorais, organizações da sociedade civil e órgãos públicos, permitindo o diálogo sobre os desafios enfrentados por essa parcela da população e a busca por soluções reais e eficazes.

Além disso, a ação ofereceu serviços gratuitos e de grande impacto, como:

  • Banho solidário

  • Massoterapia

  • Maquiagem e design de sobrancelhas

  • Ginástica laboral

  • Exposição de fotos e banners que retrataram a realidade e a luta das pessoas em situação de rua

A contribuição da Aliança de Misericórdia: presença amiga e evangelizadora

A Aliança de Misericórdia teve uma participação ativa na ação. Contribuímos com alimentação, momentos de espiritualidade, oração e conscientização, sempre reafirmando nosso chamado de sermos “presença amiga, solidária e misericordiosa” junto aos irmãos e irmãs em situação de rua.

Nosso trabalho se insere numa missão maior: levar o amor de Cristo aos excluídos, resgatar a dignidade humana e anunciar que, mesmo nas ruas, a esperança pode florescer.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua nos convida a olhar com misericórdia e ação concreta para aqueles que muitas vezes são esquecidos.

Com fé e união entre Igreja, sociedade civil e poder público, seguimos semeando o Reino de Deus nas periferias existenciais, fazendo da rua um lugar onde a esperança se encontra com a misericórdia.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password