Ação com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em BH leva evangelização e acolhimento
No sábado, dia 22 de março, a Fraternidade da Aliança de Misericórdia em Belo Horizonte realizou mais uma ação com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. A atividade teve início às 7h30 da manhã e consistiu na distribuição de alimentos, evangelização e momentos de partilha com aqueles que vivem nas ruas da cidade. O local escolhido foi a Rua Tapajós, na altura do número 1.140, debaixo do viaduto, uma região conhecida como “Cracolândia 2”.
A equipe de cozinha foi composta por quatro pessoas, e ao todo, dez pessoas participaram da ação, entre missionários e voluntários que já atuaram em projetos da Aliança, incluindo a antiga Casa Restaura-me, que funcionou no bairro Lagoinha entre 2012 e o período da pandemia. Como fruto desse encontro, uma pessoa em situação de rua aceitou ser encaminhada para uma das casas de acolhida do Movimento.
Essa iniciativa faz parte do compromisso da Aliança de Misericórdia de realizar ações mensais com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em Belo Horizonte. Missionários e voluntários se dedicam a esse trabalho, utilizando o Ônibus da Misericórdia, um veículo adaptado para acolhimento e evangelização pelas ruas da cidade.
Ônibus da Misericórdia: acolhimento itinerante nas ruas
O Ônibus da Misericórdia foi inaugurado em outubro de 2022 e tem como lema “Misericórdia nas ruas”. Adaptado para levar dignidade e esperança, o veículo é um motorhome adaptado com estrutura completa para acolhimento, contando com fogão, mesas acopladas, poltronas e banheiros – sendo dois masculinos e um feminino. Além da alimentação e evangelização, oferece um ambiente para higiene pessoal, garantindo mais dignidade às pessoas atendidas.
Para o funcionamento, o ônibus dispõe de placas solares que alimentam a parte elétrica, incluindo iluminação e demais equipamentos. Durante as ações, são montadas 40 cadeiras e 20 mesas ao redor do veículo, criando um espaço de convivência onde missionários e voluntários podem partilhar momentos com aqueles que são atendidos. A proposta é oferecer não apenas alimento físico, mas também espiritual, levando acolhimento e esperança àqueles que mais precisam.
0 Comments