fbpx

A Via Sacra – Conheça a Bonita Devoção

A Via Sacra é uma das devoções mais bonitas do tempo da Quaresma, e nessa Segunda-feira Santa queremos te convidar a aprofundar um pouco mais no seu significado e rezar conosco.

Conheça a devoção:

A Via Sacra ou Via Crucis surgiu no século IV. Os fiéis católicos começaram a visitar os lugares que Cristo passou, visitando na cidade de Jerusalém os locais da Sua condenação, Paixão e morte.

Hoje, a Via Sacra pode ser rezada nas igrejas de todo o mundo. A Igreja, sabendo que não são todos os fiéis que conseguem ir à Jerusalém, nos dá a possibilidade de rezar em nossas paróquias.

Meditamos e rezamos nas estações da Via Sacra, onde encontramos o resumo dos principais momentos da Via Crucis, como: a condenação de Jesus à morte, Jesus que carrega a cruz, etc.

A meditação é feita por passagens da Sagrada Escrituras, textos de Santos e meditações silenciosas.

REZE A VIA SACRA COM SANTA FAUSTINA

São 14 as estações da Via Sacra, sendo elas:

  1. Estação: Jesus é condenado à morte;
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas;
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez;
  4. Estação: Jesus encontra a Sua Mãe;
  5. Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus;
  6. Estação: Verônica limpa a face de Jesus;
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez;
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;
  9. Estação: Jesus cai pela terceira vez;
  10. Estação: Jesus é despojado de Suas vestes;
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz;
  12. Estação: Jesus morre na cruz;
  13. Estação: Jesus é descido da cruz;
  14. Estação: Jesus é sepultado.

Ao meditarmos a Via Sacra, somos convidados e percorrer o mesmo caminho de Jesus, caminhar com Ele rumo à Cruz que nos salvou.

É possível receber indulgência plenária

Rezar a Via Crucis piedosamente concede indulgências, segundo o Manual das Indulgências, podendo ela ser aplicada aos defuntos como sufrágio. E, para que seja válida, é necessário cumprir alguns requisitos:

  • O piedoso exercício deve-se realizar diante das estações Via Crucis, legitimamente eretas.
  • Requerem-se catorze cruzes; junto com as cruzes, costuma-se colocar outras tantas imagens ou quadros que representam as estações de Jerusalém.
  • Conforme o costume mais comum, o piedoso exercício consta de catorze leituras devotas, a que se acrescentam algumas orações vocais. Requer-se piedosa meditação só da Paixão e Morte do Senhor, sem ser necessária a consideração do mistério de cada estação.
  • Exige-se o movimento de uma para a outra estação. Mas, se a via-sacra se faz publicamente e não se pode fazer o movimento de todos os presentes ordenadamente, basta que o dirigente se mova para cada uma das estações, enquanto os outros ficam em seus lugares.”

Local de encontro com Deus

A Via Sacra é um local de encontro com Deus, uma bonita devoção que nos une ainda mais ao Cristo, pois somos convidados a caminhar com Ele rumo à cruz, a meditarmos com profundidade Sua Paixão e a unirmos nossas dores às dores d’Ele.

É o trajeto percorrido pelo Deus humanado enquanto Ele carregava o peso de Sua cruz, que é o sinal visível da nossa redenção.

Meditemos com reverência e profundidade a Via Crucis nessa semana Santa e nos unamos ao Cristo Crucificado que se entrega por nós.

Fonte: Explicação da Via Sacra

REZE A VIA SACRA COM SANTA FAUSTINA

 

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password