A Via Sacra – Conheça a Bonita Devoção
A Via Sacra é uma das devoções mais bonitas do tempo da Quaresma, e nessa Segunda-feira Santa queremos te convidar a aprofundar um pouco mais no seu significado e rezar conosco.
Conheça a devoção:
A Via Sacra ou Via Crucis surgiu no século IV. Os fiéis católicos começaram a visitar os lugares que Cristo passou, visitando na cidade de Jerusalém os locais da Sua condenação, Paixão e morte.
Hoje, a Via Sacra pode ser rezada nas igrejas de todo o mundo. A Igreja, sabendo que não são todos os fiéis que conseguem ir à Jerusalém, nos dá a possibilidade de rezar em nossas paróquias.
Meditamos e rezamos nas estações da Via Sacra, onde encontramos o resumo dos principais momentos da Via Crucis, como: a condenação de Jesus à morte, Jesus que carrega a cruz, etc.
A meditação é feita por passagens da Sagrada Escrituras, textos de Santos e meditações silenciosas.
REZE A VIA SACRA COM SANTA FAUSTINA
São 14 as estações da Via Sacra, sendo elas:
- Estação: Jesus é condenado à morte;
- Estação: Jesus carrega a cruz às costas;
- Estação: Jesus cai pela primeira vez;
- Estação: Jesus encontra a Sua Mãe;
- Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus;
- Estação: Verônica limpa a face de Jesus;
- Estação: Jesus cai pela segunda vez;
- Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;
- Estação: Jesus cai pela terceira vez;
- Estação: Jesus é despojado de Suas vestes;
- Estação: Jesus é pregado na cruz;
- Estação: Jesus morre na cruz;
- Estação: Jesus é descido da cruz;
- Estação: Jesus é sepultado.
Ao meditarmos a Via Sacra, somos convidados e percorrer o mesmo caminho de Jesus, caminhar com Ele rumo à Cruz que nos salvou.
É possível receber indulgência plenária
Rezar a Via Crucis piedosamente concede indulgências, segundo o Manual das Indulgências, podendo ela ser aplicada aos defuntos como sufrágio. E, para que seja válida, é necessário cumprir alguns requisitos:
- O piedoso exercício deve-se realizar diante das estações Via Crucis, legitimamente eretas.
- Requerem-se catorze cruzes; junto com as cruzes, costuma-se colocar outras tantas imagens ou quadros que representam as estações de Jerusalém.
- Conforme o costume mais comum, o piedoso exercício consta de catorze leituras devotas, a que se acrescentam algumas orações vocais. Requer-se piedosa meditação só da Paixão e Morte do Senhor, sem ser necessária a consideração do mistério de cada estação.
- Exige-se o movimento de uma para a outra estação. Mas, se a via-sacra se faz publicamente e não se pode fazer o movimento de todos os presentes ordenadamente, basta que o dirigente se mova para cada uma das estações, enquanto os outros ficam em seus lugares.”
Local de encontro com Deus
A Via Sacra é um local de encontro com Deus, uma bonita devoção que nos une ainda mais ao Cristo, pois somos convidados a caminhar com Ele rumo à cruz, a meditarmos com profundidade Sua Paixão e a unirmos nossas dores às dores d’Ele.
É o trajeto percorrido pelo Deus humanado enquanto Ele carregava o peso de Sua cruz, que é o sinal visível da nossa redenção.
Meditemos com reverência e profundidade a Via Crucis nessa semana Santa e nos unamos ao Cristo Crucificado que se entrega por nós.
Fonte: Explicação da Via Sacra
REZE A VIA SACRA COM SANTA FAUSTINA
0 Comments