A Igreja ganhou 14 novos Santos canonizados nesse domingo
Neste domingo, o Papa Francisco presidiu uma missa especial na Praça de São Pedro, em que foram canonizados 14 novos santos. Foram proclamados santos os mártires de Damasco, Ir. Elena Guerra, Pe. José Allamano e Ir. Marie-Léonie Paradis, pessoas que viveram suas vidas como testemunhas da fé, dedicados à missão de evangelizar.
Durante a missa de canonização, o Papa Francisco destacou que o verdadeiro caminho cristão é o serviço. Ele convidou todos os fiéis a seguirem o exemplo de Jesus, que não veio para ser servido, mas para servir.
Os Novos Santos e Seu Legado de Serviço
Mártires de Damasco
Os franciscanos Manuel Ruiz López e sete companheiros, juntamente com os leigos Francisco, Mooti e Raffaele Massabki, foram martirizados em 1860, na Síria. Ao recusarem-se a renunciar à fé cristã, enfrentaram a morte com coragem e fidelidade. Seu martírio testemunha a força da fé em tempos de perseguição, lembrando que o verdadeiro poder vem da fé em Cristo e do serviço aos irmãos.
Ir. Elena Guerra (1835-1914) – A Apóstola do Espírito Santo
Elena Guerra, fundadora das Irmãs Oblatas do Espírito Santo, dedicou sua vida à difusão da devoção ao Espírito Santo. Ela inspirou o Papa Leão XIII a convocar os fiéis a rezarem uma novena ao Espírito Santo, destacando que o Pentecostes é uma realidade contínua. Seu fervor pela ação do Espírito Santo é um exemplo de como o serviço a Deus começa pela abertura à Sua graça.
Pe. José Allamano (1851-1926) – Fundador dos Missionários da Consolata
Fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, Pe. José Allamano acreditava que os missionários deveriam ser “primeiro santos, depois missionários”. Seu legado está presente até hoje em missões espalhadas por mais de 20 países. A espiritualidade da Consolata, marcada pela proximidade e serviço aos mais pobres, está em sintonia com a missão da Aliança de Misericórdia, que também busca evangelizar e servir os mais vulneráveis.
Ir. Marie-Léonie Paradis (1840-1912) – Fundadora das Pequenas Irmãs da Sagrada Família
Marie-Léonie Paradis fundou as Pequenas Irmãs da Sagrada Família, dedicadas ao serviço humilde e à oração pelos sacerdotes. Seu trabalho discreto, porém essencial, recorda que o serviço silencioso e constante é um caminho de santidade. Hoje, sua congregação está presente em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, onde as irmãs continuam sua missão de apoio aos religiosos e à educação cristã.
A canonização desses novos santos nos convida a buscar diáriamente a santidade em nossas vidas, e responder ao chamado de Deus em nossas realidades, os novos santos da Igreja tem muito a no inspirar enquanto católicos e como movimento Aliança de Misericórdia. Assim como Ir. Elena Guerra que se dedicou a proclamar a importância do Espírito Santo, a Aliança tem o Espírito Santo como o grande protagonista do nosso movimento, temos a Escola do Espírito que nos conduz a sermos sempre criativos e movidos pelo Espírito em todo o que fizermos.
A dedicação ao serviço aos pobres e marginalizados, como ensinado por Pe. José Allamano e Ir. Marie-Léonie, está no centro da missão da Aliança. Os mártires de Damasco nos lembram da fidelidade a Cristo, especialmente em tempos de adversidade, e inspiram a Aliança a continuar sua missão evangelizadora, especialmente nos lugares onde ninguém quer ir. Somos chamados a ser santos e dar a vida por amor de Cristo.
No dia 1º de novembro, Festa de Todos os Santos, a Aliança de Misericórdia vai lançar a série “Santidade Brasileira” no Youtube. A cada 15 dias, vamos contar a história de homens e mulheres, religiosos e leigos que estão em processo de se tornarem santos no Brasil. Também vamos falar de pessoas de outros países que chegaram aqui e deixaram um grande exemplo de fé.
Essa série é muito importante para nos mostrar que a santidade não é algo distante. Queremos que você conheça mais sobre a vida dessas pessoas e se sinta inspirado a seguir o caminho de Deus. Elas viveram aqui, como nós, e provaram que é possível ser santo em nosso dia a dia. Vamos aprender com esses exemplos e aumentar nossa devoção aos santos brasileiros!
0 Comments