Missionário da Aliança é um dos representantes da Juventude na Assembleia Geral da CNBB
Durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP) de 10 a 19 de abril, Patrik Soares de Carvalho, missionário da Aliança de Misericórdia e representante das Novas Comunidades, destacou-se no discurso direcionado aos líderes da Igreja Católica no país.
Com apenas 24 anos, Patrik assumiu a responsabilidade de representar uma geração inteira diante dos mais de 400 bispos presentes, ao lado de Wanessa Freire Almeida, secretária nacional da Pastoral da Juventude (PJ). Durante a plenária, eles levaram as esperanças e desafios da juventude brasileira como um símbolo de renovação e compromisso com a evangelização das juventudes, no contexto das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Em seu discurso, o jovem expressou sua honra em representar as juventudes brasileiras, ressaltando o privilégio e a responsabilidade que essa posição lhe confere. “É uma alegria muito grande poder estar aqui, alegria que é acompanhada de um grande sentimento de responsabilidade, por estar em nome da juventude do nosso Brasil. Sem dúvidas, é um momento profético para a juventude da nossa Igreja, e que possamos colher juntos os frutos desse momento”, declarou.
Natural de Salto (SP) e atualmente residindo na Missão da Aliança em Barbacena (MG), Patrik também é seminarista. Durante as discussões em Aparecida, ele enfatizou a necessidade de uma maior integração e participação dos jovens em diversos aspectos da vida eclesial, desde a Iniciação à Vida Cristã até a formação de novas lideranças. Patrik também expressou preocupação com a unidade dos carismas e com questões sociais, como a preservação da Casa Comum, e destacou a importância de uma abordagem integral da saúde dos jovens, além da proximidade com influenciadores nas redes sociais.
+ “Carlo Acutis e Guido Schaffer – Juventude nascida para Deus” | Parte de Nós
Para a equipe de comunicação da Aliança, o jovem revelou: “Foi um momento de muita graça, de muita comunhão e de oração. Foi um grande mover de Deus para entender aquilo que o Senhor nos pede, para entender aquilo que Deus quer para a juventude do nosso Brasil”.
A Aliança de Misericórdia se orgulha de contar com um jovem tão engajado e disposto a contribuir para a evangelização das juventudes no país. Patrik é um exemplo do comprometimento e da dedicação que os nossos missionários têm em servir à Igreja e ao próximo. Sua participação ativa na Assembleia Geral da CNBB reflete os valores e a missão que norteiam o trabalho da Aliança de Misericórdia, reafirmando o compromisso do Movimento em também formar jovens que possam fazer a diferença em nossa sociedade a partir da vivência diária da própria santidade e do compromisso social.
Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização das juventudes, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do Documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida. A coordenação da pastoral juvenil é composta por jovens que representam as expressões juvenis (Novas Comunidades, pastorais da Juventude, congregações religiosas, movimentos eclesiais, grupos de jovens paroquiais), dos quais dois deles foram escolhidos para representar as juventudes durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB, sendo Patrik um deles.
0 Comments