Papa Francisco: 11 Anos de Pontificado
No dia 13 de março de 2013, a Igreja elegeu o primeiro papa da América Latina, o argentino Jorge Mario Bergóglio que escolheu o nome de Francisco.
Fazendo jus ao seu nome o Papa Francisco é um Pontífice que procura incentivar a Igreja em saída, que evangelize, lembre dos pobres e acolha a todos.
Relembrando os momentos marcantes do pontificado do Papa Francisco queremos fazer memória dos marcos do seu pontificado.
Francisco busca uma Igreja que proclame a mensagem de Jesus de forma autêntica e missionária, conforme expresso na Evangelii Gaudium.
O Papa não cansa de reforçar que devemos ser uma igreja em saída, uma Igreja descentrada, comprometida em servir e alcançar as periferias com o Evangelho.
O Papa enfatiza a importância do encontro pessoal com Jesus, um elemento central na sua reflexão.
Francisco destaca o discernimento como essencial na vida espiritual, seguindo os ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, o fundador dos Jesuítas a qual o Papa pertence.
O Papa proclama a misericórdia como o cerne da mensagem cristã, convocando um Jubileu Extraordinário centrado na misericórdia de Deus
A santidade é apresentada como uma missão possível para todos os cristãos, refletindo a vontade de Deus.
A fraternidade é promovida como um caminho para a recuperação da dignidade humana e o estabelecimento de relações sociais justas.
Francisco destaca a interconexão entre ecologia e bem comum, chamando à proteção do meio ambiente e à redução das desigualdades.
O Papa propõe uma educação que promova o conhecimento de si mesmo, do próximo, da criação e do transcendente.
O pontificado de Francisco representa uma liderança de serviço e acolhida, reforça sempre o amor e a misericórdia de Deus e sempre pede pelo fim dos conflitos e guerras.
Francisco tem o carisma e a habilidade de se colocar a serviço e ser um instrumento de diálogo com o mundo, rezemos uma ave maria pelo pontificado do Papa Francisco.
0 Comments