O santo de todos – conheça a verdadeira história de Santo Antônio Maria Claret
“Fazei-me, Senhor, arder na caridade e acender um fogo de amor por onde passar”.
A frase acima, extraída do filme “O Santo de Todos – a vida e missão de Santo Antônio Maria Claret”, é uma das tantas mensagens de vida deixadas pelo fundador dos Missionários Claretianos, e narradas nesta obra cinematográfica, que levará os espectadores a refletirem por um bom tempo após assistirem o longa.
O filme é dirigido por Pablo Moreno, cineasta espanhol especializado em filmes com histórias reais de pessoas que nadaram contra a corrente em suas épocas. E, Santo Antônio Maria Claret foi um destes homens. Viveu no século XIX em meio a conflitos civis, se dedicando à vivência e pregação do Evangelho a brancos, negros, ricos, pobres, nobreza…
Com suas fortes convicções, não agradou a todos e sentiu na pele o incômodo que causava em alguns, chegando a sofrer ameaças e atentados contra sua vida.
E neste contexto, nem sempre foi a verdade sobre sua vida íntegra que se propagou no país. Alguns inimigos de Antônio Maria Claret deturparam a sua biografia, sendo só reescrita quase 6 décadas depois de sua morte.
Visão do diretor
Para o diretor, que tem outros filmes nessa linha, as narrativas de nossa fé católica têm muito a contribuir com o mundo: “Creio que todas as histórias que temos na Igreja enriquecem muito o mundo. (…) Nós temos muitas histórias de santos, fundadores de obras dentro de nossa Igreja que são como heróis. Acredito que como católicos devemos estar junto às demais obras do cinema, porque temos que compartilhar da nossa realidade, da nossa vida, da nossa crença, da nossa forma de entender o mundo, com os demais. Só podemos construir civilização se somarmos e neste caso acredito que nossa participação neste meio é muito importante”.
E sobre o filme, Pablo Moreno destaca que há muitas mensagens a serem extraídas em cada parte da história, sendo uma das mais notáveis o amor ao próximo: “Creio que nesse mundo temos que apostar no amor. E isso Claret repete várias vezes: ‘Temos que arder em amor’. Também, trabalhamos com a ideia de que Claret é um homem que transforma. Sendo assim, a mim pessoalmente, como diretor e telespectador, olhando para a sua vida, me interpelo sobre o que eu estou fazendo pelo mundo, para que ele seja um lugar melhor”.
Sinopse
Em 1930, o escritor e intelectual Azorín descobriu um engano que havia sido propagado por quase 60 anos: a vida e obra do Arcebispo espanhol Antônio María Claret, fundador dos Missionários Claretianos, havia sido adulterada.
Baseado em fatos reais, O SANTO DE TODOS refaz o caminho desta investigação, que leva a conhecer a história, o pensamento e os fatos autênticos que levaram à ação do antigo arcebispo de Cuba e, posteriormente, confessor da Rainha Isabel II.
Estreia
Assista nos cinemas a partir do dia 6 de outubro.
Clique aqui para ver o cinema mais perto de você e prestigiar essa obra, como uma oportunidade também de honrar a fé e testemunho de vida de Santo Antônio Maria Claret, homem muito devoto do Imaculado Coração de Maria, missionário, arcebispo e muito sábio. Sem dúvidas, um filme com uma mensagem atual e com reflexões para passarmos pelos conflitos que vivemos hoje enquanto sociedade.
Trailer
Ficha Técnica
Título Original: Claret
Direção: Pablo Moreno
Roteiro: Pablo Moreno
Elenco: Antonio Reyes, Carlos Cañas, Alba Redondo, Marta Romero, Assumpta Serna, Scott Cleverdon, Juan Alberto López, Juan Lombardero, Xiqui Rodríguez, Raúl Escudero, Carlos Pinedo
Distribuição: Kolbe Arte Produções
0 Comments