Sacerdote é esfaqueado no México
O sacerdote Miguel Angel Machorro, no domingo depois de celebrar a missa das 18h na Catedral metropolitana de Cidade do México D.F., usava ainda os paramentos sagrados quando foi agredido no altar por um homem de cerca de 30 anos que lhe deu três facadas.
Segundo as testemunhas, ao pedido de ajuda da parte do sacerdote, alguns fiéis chamaram socorro enquanto outro grupo segurou o agressor até a chegada da Polícia.
A Conferência Episcopal Mexicana, segundo informações obtidas por Fides, confirmou o episódio grave e o nome do sacerdote. A Arquidiocese de Cidade do México, num breve comunicado, condenou com veemência o agressor, e o Arcebispo, Cardeal Norberto Rivera, pediu para rezar pela saúde do padre que se encontra em graves condições.
O primeiro relatório da Secretaria de Segurança de Cidade do México informa somente o nome do agressor, John Rock Schild, sem dar notícias de sua nacionalidade ou motivos desse gesto grave.
Histórico de violência
O México vem sofrendo uma forte onda de violência contra a Igreja, principalmente em regiões onde o crime organizado tem mais poder. Em setembro de 2016 o padre José Lopes Guillen foi morto à tiros no Estado de Michoacan, elevando para 15 o total de sacerdotes assassinados no país nos últimos quarto anos.
Alguns padres entraram em oposição aberta aos criminosos, um deles, o Rev. José Luis Segura Barragan recusou-se a sair da paróquia e sofreu represálias:
“Os padres se acham envoltos a problemas quando se recusam a prover um serviço religioso a traficantes, como um batismo ou uma missa”- disse o clérigo em entrevista ao jornal Religion News Service. Pe. Alejandro Solalinde, famoso por denuncias e indicado em março ao Nobel da Paz, ressaltou – “Esta perseguição é um sinal de que os padres estão defendendo os direitos humanos”, disse.
Rezemos pela Igreja que padece e peçamos que a justiça divina venha em socorro dos seus servos.
*Segundo fonte de Agenzia Fides
0 Comments