9 Práticas para uma Semana Santa mais profunda
Durante a Semana Santa somos chamados a refletir sua devoção ao sofrimento redentor de Cristo. Essa época é marcada por uma profunda contemplação dos mistérios da fé, enraizada na Liturgia e nas tradições populares que nos conectam ao sacrifício de Jesus.
Desde o Domingo de Ramos, onde imagens são cobertas com pano roxo em sinal de luto e penitência, até a celebração da Ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa, cada momento é marcado por simbolismos e rituais que nos aproximam da paixão e ressurreição de Jesus.
É importante buscarmos nos aprofundar na nossa fé e nas nossas práticas devocionais, por isso separamos práticas tradicionalmente realizadas na Semana Santa para te ajudar a viver bem esse tempo.
Confissão
Uma prática muito importante para vivermos bem a semana santa é a confissão, com ela preparamos nosso coração para viver bem a semana que é a mais importante de todos.
Saiba mais sobre a confissão clicando aqui
Procissão e missa de Domingo de Ramos
Ao iniciarmos a semana Santa no domingo de Ramos é costume realizar a procissão de ramos onde relembramos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém e depois acompanhamos o relato de sua paixão.
Via Sacra
Na via sacra relembramos através das estações a paixão de nosso Senhor, reze conosco a via sacra clicando aqui.
Meditação das 7 dores de Maria
Essa devoção se medita, em geral, na Terça-feira da Semana Santa, em honra à Nossa Senhora das Dores.
As “7 dores de Maria” são extraídas do livro de Santo Afonso Maria de Ligório: As Glórias de Maria.
Ofício das Trevas
O Ofício das Trevas é uma bonita devoção da Igreja Católica que se reza na noite da Quarta-Feira Santa, ou na madrugada da Quinta-Feira Santa.
Clique aqui e reze conosco o Ofício das Trevas
Missa da Instituição da Eucaristia
Na quinta feira santa celebramos a instituição da Eucaristia, é uma prática muito bonita e muito importante a participação nesse dia da Santa Missa.
Celebração de adoração Cruz
Na Sexta Feira Santa não temos missa, é o único dia do ano que não se celebra missa em lugar nenhum, mas é uma tradição muito bonita a celebração de adoração a cruz, onde temos a oportunidade de meditar sobre o sofrimento de Cristo e beijar a cruz que nos salvou.
Te convidamos a também rezar a oração das 15 horas, hora em que Jesus expiou
O sábado do silêncio
O Sábado Santo, dia de recolhimento e silêncio, nos prepara para a celebração da Ressurreição de Cristo na Vigília Pascal. O Fogo Novo, o Círio Pascal e as leituras que narram a história da salvação nos conduzem à alegria da Páscoa, a festa da vitória sobre a morte.
Cristo Ressuscitou
E no domingo finalmente a alegria da ressureição, cristo venceu a morte, fomos salvos pelo sangue derramado na cruz, é o dia dos dias, dia de festa, de louvor e obviamente de Santa Missa, dia também de agradecer a Deus por tanto amor, dia de estar com a família e de celebrar.
Que possamos vivenciar cada momento da Semana Santa com reverência e devoção, mergulhando nos mistérios da nossa fé e renovando nossa esperança na Ressurreição de Cristo.
0 Comments