10 Conselhos do Papa para a Juventude Católica

No dia 12 de agosto é o Dia Mundial da Juventude e os jovens têm um papel importante na sociedade: representam o futuro da humanidade, o futuro da Igreja.

Mais do que nunca, eles devem ouvir os conselhos dos grandes Santos, Padres e Papas, e, de fato, responderem ao chamado que receberam do Alto, de VENCER O MALIGNO através de uma vida de santidade e virtudes.

 

Por isso separamos 10 conselhos dados por nossos queridos Papas aos jovens

 

1.     Papa Francisco – Deixe Deus te surpreender

 

“Deus sempre nos reserva o melhor. Mas, pede que nos deixemos surpreender pelo Seu amor, que acolhamos as Suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança se esgota”. Papa Francisco durante a JMJ no Brasil.

 

2.     Papa Bento XVI – Converse com Deus

 

“Algum de vós poderia, talvez, identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência. Ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia, ‘Tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar’.

Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar.

 

…Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que Ele ilumine com a Sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração”.

 

3.     Papa Bento XVI – Queiram ser santos!

 

“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade.

 

Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (…). A Igreja necessita de santos.

 

Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.

 

4.     Papa João Paulo II – Ocupem-se das coisas de Deus

 

“O futuro depende de vossa maturidade. A Igreja olha para o futuro com confiança, quando ouve de vossos lábios a mesma resposta que Jesus deu à Maria e José, quando o encontraram no templo, ‘Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? (Lc 2, 49)’”.

 

5.     Papa Bento XVI – Vá a Missa, receba os Sacramentos

 

“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena!

 

Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos nós que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia, redescobrireis também o Sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente”.

 

6.     Papa João Paulo II – Bebam da Fonte!

 

“Convido- vos a ir beber na fonte da vida que é Cristo, a fim de inventardes todos os dias os meios para servir os vossos irmãos no seio da sociedade em que vos compete assumir as vossas responsabilidades de homens e de fiéis. A humanidade tem necessidade de vós nos campos sociais, científicos e técnicos”.

 

7.     Papa Bento XVI – Conheça sua Fé!

 

“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso, é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura”.

 

8.     Papa João Paulo II – Escolham a santidade agora!

 

“Fazei resplandecer a luz de Cristo nas vossas vidas! Não espereis por ser mais idosos, para vos empenhardes no caminho da santidade! A santidade é sempre jovem, como eterna é a juventude de Deus”.

 

 

9.     Papa Bento XVI – Seja útil.

 

“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários.

 

Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas.

 

Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo, mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes”.

 

 

10.  Papa Francisco – Façam barulho!

 

“Aqui, no Rio (JMJ 2013), farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também, nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos”.

 

Veja também:

 

 

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password