Você sabe quem são os Construtores de Paz dentro da Aliança

“Os Construtores de Paz, que consagram o próprio compromisso nos campos social, político e cultural para a edificação do Reino de justiça, fraternidade e paz são simbolizados pela cor lilás do arco-íris.” (UM SONHO DE DEUS, Comunidade Aliança de Misericórdia, p. 134 / ESTATUTO DA FAMÍLIA ALIANÇA DE MISERICÓRDIA, n. 18)

Transformação da sociedade

Os Construtores de Paz são uma das expressões do Carisma da Família Aliança de Misericórdia. Eles fazem a ponte com pessoas de diversos campos de atuação na sociedade, cujo potencial e desejo fazem com que se tornem agentes de transformação social.

Quando falamos dessas pessoas, estamos pensando em quem?

Professores, advogados, médicos, jornalistas, artistas, empresários, universitários, parlamentares, líderes religiosos… Pessoas que são potencialmente influentes na sociedade e que podem fazer desta oportunidade um serviço, uma verdadeira missão!

O amor ao próximo nos impulsiona

Como Aliança de Misericórdia, sabemos que a criatividade do Amor nos impulsiona. Onde quer que estejamos, sentimo-nos impelidos a amar, a trazer essa experiência do Amor misericordioso de Deus para quem quer que seja.

Atuando na sociedade, vemos o clamor e a sede por este amor em cada um que nos rodeia, ainda mais quando podemos estar rodeados de pessoas entorpecidas pelas ilusões deste mundo de trevas!

Falta-lhes a luz da Verdade, falta-lhes o conhecimento dos planos de Deus, falta-lhes o diálogo com outras realidades, para além do “mundinho” em que estão inseridos, falta-lhes a experiência de uma espiritualidade profunda, que transforma vidas, restaura famílias, revigora corações.

Nossa Palavra de Vida (Is 61,1-2; Lc 4,18-19) é para nós um apelo, uma motivação e uma escolha fundamental que nos leva a desejar alcançar a todos!

Responsabilidade social

O que não pode fazer uma pessoa que, de várias maneiras, tem a oportunidade de estar em contato com tantas outras, ainda mais quando estas são “formadoras de opinião” ou ainda têm sobre si uma série de outras tantas pessoas que lhe escutam ou dependem de sua decisão?

Sabemos que Deus, providencialmente, nos coloca onde deseja ver-nos florescer. Nada é por acaso então podemos fazer do nosso trabalho, da nossa posição social ou da função que exercemos um verdadeiro ministério exercido com dedicação, alegria e caridade.

Podemos colaborar com uma construção de diversas maneiras! Alguns poderiam agir como arquitetos, outros como engenheiros, outros como pedreiros…

Todos são igualmente importantes, pois se faltar alguém, mesmo que uma construção seja planejada, poderia nunca sair do papel!

Um fabricante de tijolos é tão importante quanto qualquer outro profissional. Precisamos que cada um faça a parte que lhe cabe!

Construir o Reino de Amor

Padre João Henrique com amigos deputados no Congresso Nacional
Padre João Henrique no Congresso Nacional.

São também assim os Construtores de Paz! Atuam de diversas maneiras, em diferentes setores da sociedade. Estão posicionados cada um num lugar diferente e podem, em suas diversas funções, fazer a parte que lhes cabe, ser colaboradores desta grande Construção!

Mesmo que “espalhados” pelo mundo, há entre nós uma comunhão, uma unidade, e o que nos une é o nosso objetivo comum, é aquilo que desejamos construir: este Reino de Amor, de Justiça, de Paz.

“A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas de caridade, porque busca o bem comum.” (Evangelii Gaudium, 205)

Entendemos em profundidade que Política não diz respeito somente àqueles que governam o nosso País, pois, além de termos participação na eleição deles, somos nós mesmos “seres políticos” na medida em que nos preocupamos com o bem comum!

Resgatar valores

Levando isso em consideração, temos muito a refletir quando pensamos nas implicações que teríamos em nossas vidas se fôssemos até as últimas consequências, dispostos a fazer o necessário para o bem de todos.

Um Construtor de Paz é aquele que assume esta missão, dentro aquilo que lhe é possível, lutando com todas as forças que consegue mover para fazer valer, conservar ou até mesmo resgatar os valores que garantem Paz e verdadeira Felicidade às pessoas. E quantas coisas são possíveis!

Quando necessário, que o Construtor de Paz seja ativo politicamente: participe de assembleias, plenários, conferências, divulgue as notícias relacionadas às leis que têm tramitado no Governo, e quando possível, até mesmo se candidate para inserir-se no poder público com o intuito de levar o Bem, como servo da Verdade e do Amor.

“O mundo não está ameaçado pelas pessoas más e sim por aqueles que veem e, diante do mal, não fazem nada.” (Albert Einstein)

Construir um sonho

Temos hoje, porém, uma nação fragilizada, assustada com tamanha quantidade de escândalos políticos, desonestidade, corrupção, mentira e violência.

Somos atacados de todos os lados, bombardeados por más notícias a todo instante; vemos nossos valores ameaçados ou até mesmo extintos, e o mundo parece ter virado de cabeça pra baixo!

Tantos de nós até gostaríamos de que as coisas fossem diferentes, mas não sabemos exatamente como agir…

As informações nos chegam distorcidas, manipuladas pela grande mídia, por interesses econômicos e políticos específicos, e parecemos não ter forças para “remar contra a correnteza”.

Vemos a justiça escorrer pelo ralo, a morte sendo valorizada e cultuada ao invés da Vida e as famílias sendo destruídas.

E diante disso a Aliança de Misericórdia tem em seu Carisma os Construtores de Paz, numa tentativa de responder a esses apelos e ser um passo a mais que pode ser dado como resposta concreta a este momento que vivemos.

Camila Sordi

Missionária na Comunidade de Vida

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password