Você sabe qual a função de cada candidato que elegeremos neste ano?

As Eleições estão se aproximando e muita gente se concentra nos debates dos cargos do poder executivo (presidente e governador), mas vamos também escolher deputados federais e estaduais, que são tão importantes quanto os demais cargos.

Explicando cada função e sua importância

Primeiro, vamos explicar rapidamente como a República é administrada no Brasil. Ela é composta pelos chamados Poderes que abrangem as esferas federal, estadual e municipal. São eles: Executivo, Judiciário e Legislativo.

Compõe o Executivo, presidente, governadores e prefeitos. Sua função é administrativa e no caso do presidente, ele é o representante do Brasil frente a outros países.

Eles têm o poder de sancionar ou vetar leis aprovadas pelo Legislativo.

Já os governadores e prefeitos devem tomar decisões com relação à infraestrutura essencial do seu estado ou cidade, como construção escolas, creches, hospitais, obras de saneamento básico e de mobilidade.

Representantes de Estados e cidades

Compõe o Poder Legislativo senadores e deputados federais, deputados distritais (Brasília), deputados estaduais e vereadores (municipal).

Seu papel é propor, discutir e aprovar leis, que podem alterar até mesmo a Constituição; eles devem trabalhar em favor da população. Têm a função de fiscalizar as decisões do Poder Executivo, podendo solicitar ao Tribunal de Contas da União (TCU), relatórios dos gastos públicos.

Pode barrar ou aprovar, por meio de votação, leis vindas do Executivo. São os deputados federais quem aprovam o quanto o Governo vai gastar no ano, o chamado Orçamento da União.

Eles também têm poderes para abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar eventuais irregularidades e abrir um processo de impeachment contra o presidente e vice.

Os guardiões da Lei

Já os magistrados que compõe o Poder Judiciário, têm a responsabilidade de administrar a justiça no país, zelando pelo seu cumprimento.

Além disso, este Poder fiscaliza todos para que a Constituição seja cumprida, garantindo que os direitos coletivos e individuais sejam respeitados.

Esperamos que nestas eleições você vote com consciência sabendo perfeitamente as propostas dos seus candidatos, construindo assim um bom futuro para cada brasileiro.

Com informações de Sua Pesquisa

Politize

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password