Visita da réplica da Cruz Peregrina na Fundação CASA em São Paulo

A réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude está em São Paulo e este final de semana foi para uma unidade da Fundação CASA, onde menores infratores cumprem tempo de reclusão.

Um pouco da história da Cruz

Como se sabe, o idealizador da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) foi São João Paulo II. Ele confiou aos jovens a evangelização do novo mundo. Ela é carregada de gestos e símbolos muito significativos para a nossa fé.

Cada Jornada traz uma mensagem de esperança e é sinal de paz, por isso, pensou-se em símbolos que pudessem acompanhar os jovens nesta caminhada. O primeiro deles foi a Cruz que, inicialmente foi construída para o Ano Santo da Redenção (1983-1984). Todavia, na cerimônia de fechamento da Porta Santa, o Papa confiou a Cruz aos jovens, dizendo:

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Desde então, ela não parou de peregrinar; já percorreu os cinco continentes, passando por países em guerra, como Ruanda e EUA, quando com ela, rezou-se no local do atentado ao World Trade Center, em Nova York.

Ir aos jovens onde quer que estejam

jovens carregam a cruz
(Foto: Luciney Martins) Jovens carregam a cruz pelo complexo.

No dia 04 de agosto a réplica da Cruz Peregrina chegou à Fundação CASA masculina, no complexo Raposo Tavares em São Paulo/SP.

A visita foi organizada pela Arquidiocese de São Paulo, através do Projeto Evangelizando a CASA, da Pastoral do Menor e contou com a presença da Aliança de Misericórdia.

Os jovens detentos, com idades entre 14-17 anos, ficaram emocionados ao perceber que a Igreja estava indo até eles. Compreenderam que Deus foi encontrá-los!

Aconteceu no local uma Santa Missa, com um momento de oração. Depois, alguns jovens foram convidados a caminharem com a Cruz pelo espaço da Fundação.

O carisma para todos

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Is 61,1ss).

Somos impulsionados a ultrapassar os limites do cárcere para alcançar os corações solitários e abandonados pelo sistema carcerário. Você, deseja fazer esta experiência conosco? Entre em contato pelo telefone: 11 9 9756-0997 (Whatsapp).

Venha ser também um evangelizador!