Ver os Pobres como Nossos Mestres e Senhores: A Missão da Aliança de Misericórdia

A essência e a vivacidade do Movimento Aliança de Misericórdia emanam do coração misericordioso de Jesus, impulsionando seus membros ao encontro de cada indivíduo em necessidade, seja material ou espiritualmente. A missão da Aliança é clara: evangelizar para transformar, tornando cada evangelizado em um evangelizador, irradiando a misericórdia divina.

A crença na abundância da graça, mesmo diante do pecado, é fundamental para o movimento. Conforme a Escritura diz, “Onde, porém, se multiplicaram os pecados, superabundou a graça” (cf. Rm 5,20). A misericórdia é a graça santificante que penetra nas feridas humanas mais profundas, transformando o sofrimento em fonte de santidade.

É nesse contexto que percebemos como os menos favorecidos têm tanto a ensinar-lhes. Como Jesus afirmou, aos humildes são revelados os mistérios do Reino de Deus (Lucas 10,21).

Com eles aprendemos sobre desapego, sobre a verdadeira liberdade interior, sobre contentar-se com pouco, sobre compartilhar, agradecer, pedir perdão e recomeçar sempre. Os menos favorecidos, verdadeiros mestres da vida.

Como não se emocionar ao constatar que Jesus escolheu os mais desamparados e se fez ainda mais pobre do que todos, nascendo numa humilde gruta, sem abrigo, sem conforto, entregando-se aos cuidados de pessoas simples?

Numa noite escura em Belém, nasce um menino que vem dissipar as trevas de muitos e que, ao se tornar pão, revela o gesto extremo e misterioso do amor.

Com eles aprendemos a valorizar cada dia, a chuva, a noite. Aprendem a apreciar o pão, a água, o alimento; a dançar e a não se preocuparem tanto com o julgamento alheio, mas sim em viver, em parar quando necessário para ajustar o curso. Aprendem a sabedoria de possuir tudo e nada ao mesmo tempo.

Que possamos, como Jesus, ter esse olhar compassivo para com os menos favorecidos, tendo no coração a certeza de que diante de Deus são todos iguais, merecedores do mesmo amor e todos dependentes de Sua misericórdia.

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password