Vandalizam a Via Sacra do Santuário de Fátima

A vandalização atingiu quatro das quatorze estações do Caminho dos Pastorinhos.

Durante a madrugada

Via Sacra de Fátima vandalizada.

Quatro estações da Via Sacra no Caminho dos Pastorinhos, em Fátima, Portugal, sofreram vandalização na madrugada de sexta-feira, 26/07. Imagens entre a terceira e a sétima estações foram pichadas com tinta amarela e com palavras obscenas.

Em nota, o Santuário de Fátima lamentou o desrespeito por um local de grande importância para os crentes, confirmou que a limpeza dos monumentos demandará cuidados especiais e informou que o caso está sendo investigado pela polícia.

Carmo Rodeia, porta-voz do Santuário, declarou ao jornal português Correio da Manhã:
“Esta zona não fica no coração do Santuário, mas é um espaço devocional muito importante, sobretudo para grupos organizados que visitam Fátima, muitos deles estrangeiros. Queremos que as pessoas façam a Via-Sacra sem constrangimento”.

Estações da Via Sacra de Fátima

A Via Sacra do Caminho dos Pastorinhos foi construída na década de 1960 com apoio dos católicos da Hungria. Os painéis das estações, em baixo relevo, foram confeccionados pela artista Maria Amélia Carvalheira da Silva.

De acordo com publicação postada na página do Santuário de Fátima no Facebook, três eventos religiosos de particular relevância acontecem nesse trajeto:
– a Via Sacra da Sexta-Feira Santa;
– a memória das aparições do Anjo em 1916, celebrada em 21 de março;
– a lembrança da aparição de Nossa Senhora nos Valinhos, celebrada em 19 de agosto.

Segundo Fonte de Aleteia/Português

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password