Vai fazer o ENEM? Reze a oração que São Tomás fazia antes de estudar

Sim, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), se aproxima e muitos estudantes já estão perdendo o sono para estudar o extenso conteúdo.

Esforço de dedicação

Conseguir o tão sonhado diploma do ensino superior exige dedicação e disciplina; assistir aulas completares, virar a noite estudando, enfim. Mas, vale também pedir a ajuda do Céu para este desafio.

Pedir “as luzes’ de Deus para que na hora de responder as questões e criar uma redação, as ideias estejam bem organizadas. Deus pode ajudar? Claro que sim, mas desta vez o Espírito Santo vai exigir uma condição: colaboração.

“A graça pressupõe a natureza” (Santo Agostinho). Quer dizer que, para que a graça divina tenha eficácia de 100% a natureza humana precisa estar devidamente preparada.

Quem não fez a experiência de estudar “feito um condenado” e na hora acontecer um apagão.

Certamente é porque as emoções, ansiedade, nervosismo, ou medo, bloquearam a capacidade da mente de organizar e sintetizar ideias de forma racional.

Neste ponto acreditamos que sim, Deus é capaz de nos enviar ajuda necessária para acalmar nosso espírito e fazer com que a razão não fique paralisada.

Mas, se pelo contrário você não estudar, confiando unicamente que Deus fará a prova no seu lugar, sinto informar-lhe não vai dar certo. Faça a sua parte que Deus fará a d’Ele.

Bom, como prometido, abaixo está a oração, que reza a tradição, Santo Tomás de Aquino fazia todas as manhãs. Ele é Doutor da Igreja e uma das mentes mais brilhantes de toda história. Seu pensamento é estudado não só entre teólogos, mas na filosofia e faculdade de Direito.

Ore, confie e faça a sua parte:

Criador inefável, que no meio dos tesouros da vossa Sabedoria, elegestes três hierarquias de Anjos e as dispusestes numa ordem admirável acima dos Céus, que dispusestes com tanta beleza as partes do universo, Vós, a Quem chamamos a verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria, e o Princípio supereminente, dignai-Vos derramar sobre as trevas da minha inteligência um raio de vossa clareza.

Afastai para longe de mim a dupla obscuridade na qual nasci: o pecado e a ignorância. 
Vós, que tornais eloquente a língua das criancinhas, modelai a minha palavra e derramai nos meus lábios a graça de vossa bênção.

Dai-me a penetração da inteligência, a faculdade de lembrar-me, o método e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação e uma graça abundante de expressão.

Fortificai o meu estudo, dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim, Vós que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que viveis nos séculos dos séculos.

Amém.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password