Somos chamados a “misericordiar”

Missionários de vida, Filhos da Aliança e pastoral de rua nos primeiros anos. Fotos: acervo-aliança.

“Obrigado por estarem perdendo tempo conosco”, declarou um homem atendido pelos missionários na região da Cracolândia, durante uma missão de rua, em janeiro deste ano.

A Aliança nasceu, sobretudo, em favor dos mais necessitados, dos pobres e excluídos. E é do coração misericordioso de Jesus que brota o carisma do nosso Movimento, em que somos convidados a ser pontes entre a miséria do homem e a infinita misericórdia de Deus.

Nossa Identidade

Todos nós temos uma identidade e o mesmo acontece com os carismas na Igreja. A identidade da Aliança está na Palavra de Isaías 61: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa-nova aos humildes, a curar os corações doloridos, a anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade…” (Is 61).

Isso significa que todas as nossas ações são orientadas segundo essa Palavra, fazendo dos membros pontes de misericórdia entre pobres e ricos; centro e periferia; pequenos e grandes; igreja e igreja; dimensão carismática e libertadora; ação evangelizadora e de promoção humana; a vida de oração e de ação; homem e homem; povos e povos até os confins do mundo.

Assista: Na Fonte – Identidade e Missão

Alguns dos frutos de missão

Durante esses 20 anos de fundação, tivemos a graça de contemplar essa misericórdia transformando a vida de muitos irmãos, na qual experimentamos concretamente o lema do nosso Movimento: Evangelizar para Transformar, transformando todo evangelizado em evangelizador.

Com atividades de evangelização e caridade, como duas faces de uma mesma moeda, nos comprometemos com o homem no seu ser integral. Algumas dessas ações, que geraram transformações, você pode conferir nos programas “Parte de Nós”, em nosso canal do YouTube.

Veja também: Aliança inicia o ano com missão com os irmãos de rua

Espiritualidade

Ao longo de toda caminhada na Aliança, aqueles que sentem o chamado a servir à Igreja por meio desse carisma, apoiam sua vivência comunitária e missionária em quatro pilares essenciais: o Espírito, a Palavra, Maria e os Pobres. Cada um desses pilares é para nós uma escola, onde aprendemos e nos inspiramos para agir:

À Escola do Espírito – O Movimento reconhece e adora o Espírito Santo como protagonista da missão;

À Escola da Palavra – Pela força da Palavra, acolhida como princípio de cada ação, o Movimento vive e se renova;

À Escola de Maria – A Aliança nasce do seio de Maria, como Espírito de eterna Misericórdia e de infinita fecundidade;

À escola dos Pobres – O pobre converte e impulsiona os membros do Movimento a serem cada vez mais pobres, despojados e livres.

Devemos aprender com todos

Pe. João Henrique, um dos nossos fundadores, cita em seu livro “No Oceano da Misericórdia Infinita”, que:

Cada homem tem uma ferida para ser curada;
Uma vergonha para ser abraçada;
Uma dignidade para ser resgatada;
Uma miséria que invoca misericórdia

Confiantes na força da Palavra: “Onde, porém, se multiplicou o pecado, a graça transbordou.” (cf. Rm 5, 20), e, assim como fomos “misericordiados”, queremos ser a expressão viva desse amor que por primeiro nos tocou e diariamente nos transforma.

Por isso, se você sente-se chamado a ser ponte de misericórdia, comece um caminho de discernimento vocacional. Entre em contato conosco: (11) 99586-7742

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password