Quem está representando o Brasil no Sínodo da Junventude?

Está acontecendo nesse mês de outubro o Sínodo dos bispos convocado pelo Papa Francisco, com o tema: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. O Sínodo iniciou no dia 3 de outubro e irá até o dia 25 do mesmo mês.

Mas o que é sínodo?

A palavra “sínodo” vem de duas palavras gregas: “SYN”, que significa “juntos”, e “HODOS”, que significa estrada ou caminho. Logo o sínodo dos bispos pode ser definido como uma reunião do episcopado da Igreja Católica com o Papa para discutir algum assunto em especial, auxiliando o Santo Padre no governo da Igreja.

O Sínodo desse ano é a oportunidade para ver e conhecer a realidade juvenil, ouvir seus clamores, sugestões e esperanças e, dar a oportunidade da juventude o “sair”, o “em saída”, como o Santo Padre tem nos alertado nesse tempo em especial.

Na Missa de abertura do Sínodo, que aconteceu no dia 3 de outubro, o Santo Padre se referiu aos sacerdotes e bispos ali presentes dizendo: “Que o Espírito nos dê a graça de ser padres sinodais ungidos com o dom dos sonhos e da esperança, para podermos, por nossa vez, ungir os nossos jovens com o dom da profecia e da visão…”

Para representar o Brasil foram escolhidos representantes do episcopado brasileiro durante a 56ª Assembléia Geral da CNBB, realizada em Aparecida em abril deste ano.

Entre eles estão:

Cardeal Sérgio Rocha, Bispo da Arquidiocese de Brasília e Presidente da CNBB.

O cardeal Sergio da Rocha foi nomeado pelo Papa Francisco como relator geral deste sínodo em novembro do ano passado.

A figura do relator geral tem um papel de mediador, sendo responsável por introduzir e sintetizar os assuntos expostos pelos bispos durante a reunião do sínodo.

Dom Vilson Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo de Jabuticabal (SP), Ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB.

Dom Gilson Andrade, bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador que exerce a função de referencial dos Ministérios e vocações no Nordeste3.

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente para a Comissão Episcopal para os Ministério Ordenados e a Vida Consagrada.

E o jovem Lucas Galhardo, membro do Movimento de Shoenstatt e membro da Coordenação Nacional da CEPJ.

Você pode acompanhar tudo o que está acontecendo nesse sínodo através das redes sociais e do site: www.jovensconectados.org.br

Uma benção especial do Papa Francisco ao povo brasileiro:

“Ao povo do Brasil, a minha cordial saudação nesta festa de Nossa Senhora Aparecida. Que cada um de vocês a encontre em seu coração, assim como os pescadores a encontraram no rio. Busquem nas águas de seus corações e a encontrarão, porque Ela é mãe. Que Ela nos acompanhe e rezem por mim.”

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password