Família: um grande tesouro para a Igreja e para humanidade

No último final de semana com feriado prolongado, a Casa Mãe da Aliança de Misericórdia, no Sítio Botuquara em São Paulo, foi o destino de 300 pessoas, que aproveitaram a oportunidade para participarem do Congresso das Famílias.

Um feriado em oração em família

As famílias vieram interior de São Paulo como Itu, Salto, Narandiba e Maringá/PR. O evento iniciou na sexta-feira e no domingo foi o encerramento com a Missa presidida pelo Pe. João Henrique.

Padre João Henrique apresenta à assembleia um recém nascido.
Padre João Henrique apresenta à assembleia um recém nascido.

O tema do Congresso das Famílias 2018 foi “Famílias à Escola da Palavra“, sendo guiada pelo versículo “Crê no Senhor e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16, 31-32).

Durante os dias, houve a presença de missionários membros da Aliança de Misericórdia e também de outros convidados, que conduziram momentos de pregações, formações e orações.

Assuntos como espiritualidade familiar, casais de segunda união, revolução sexual e finanças familiar fizeram parte da programação do encontro.

Toda a dinâmica do encontro se voltou à necessidade que cada família têm de se perceber como uma vontade de Deus, um chamado a ser vivido, principalmente nesse tempo atual onde tantos valores se perderam.

Impressões do encontro

Perguntados sobre o desejo dessa edição do Congresso das Famílias, Agnes e Mariano, casal missionário que também fez parte da organização, colocaram que “a família precisa voltar a conhecer o seu devido valor que para Deus é muito grande. Nós enquanto famílias devemos falar alto para a sociedade que somos tementes a Deus, que os valores cristãos e que o que a Santa Igreja Católica nos ensina nos representa”.

Movidos pelo desejo de corresponder à missão familiar, a distância não foi empecilho para Fernanda e Edi Carlos, casados há 1 ano e 8 meses, e que saíram de Maringá/PR para estarem presentes no Congresso. “Viemos a este congresso para fortalecer nosso laço e ouvir o que Deus tem para nós enquanto família, entender a vontade de d’Ele para nós dois.

Temos vivenciado momentos muito fortes da efusão do Espírito, um reavivar do Carisma e realmente Deus tem direcionado e falado muito aos nossos corações.” (Fernanda)

Depois de meses de organização, a semente foi plantada e, perceptivelmente, o que fica no coração de cada organizador é a gratidão a Deus por ter preparado a terra de cada coração presente.

Família tira foto em mural
Família tira foto em mural.

Os trabalhos para que o Congresso das Famílias acontecesse foram inúmeros e a missionário Deusa, que também esteve na organização do encontro com seu esposo Roberto, se emocionou a lembrar das prévias, mas sorrindo disse: “a animação tomou conta de toda a equipe e o laço de amizade aumentou muito. Saio com o coração agradecido.”

Simultaneamente, aconteceu também o Congresso das Crianças, em sua maioria filhos dos próprios casais que participaram do Congresso das Famílias.

Claro, não faltou alegria e muita diversão, envolvidas por momentos de espiritualidade, inclusive com a realização da Santa Missa, que o Pe. João Henrique celebrou.

Encerrando esses dois eventos em grande espírito de unidade e comunhão, no domingo, as crianças se apresentaram ao pais com a música “Bem-Aventurado” e todos foram surpreendidos com o gesto de oração que elas fizeram aos presentes.

Confira as imagens:

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password