fbpx

Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus (Lola) e o Sagrado Coração de Jesus

Você conhece a Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus (Lola)? Trata-se de uma Serva de Deus brasileira que é extremamente importante para a devoção do Sagrado Coração de Jesus no Brasil e para a Aliança de Misericórdia, pois mostra que a misericórdia divina vem do Sagrado Coração de Jesus.

Conheça um pouco da história de Lola: 

Floripes Dornelas de Jesus, popularmente conhecida como Lola, nasceu em Mercês (MG), em 09 de junho 1913. Quando Lola tinha aproximadamente dois anos, sua família decidiu se mudar para Rio Pomba (MG), após adquirir uma propriedade na cidade.

Em 1934, aos 22 anos, Lola sofreu um grave acidente ao cair de uma jabuticabeira, o que a deixou paraplégica de forma irreversível. A partir desse momento, Lola dedicou-se totalmente à devoção ao Sagrado Coração de Jesus e gradualmente parou de se alimentar.

Em 1948, foi constatado que ela não se alimentava mais de forma alguma e passava seus dias em oração ao Sagrado Coração de Jesus. Sua devoção atraiu milhares de peregrinos de todo o país, transformando sua casa em um ponto de peregrinação.

Lola não buscava devoção para si mesma; para ela, era importante promover apenas a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Sua maior súplica era a realização de uma novena nas primeiras sextas-feiras de cada mês em honra ao Coração de Jesus. Durante esse período, Lola recebia bilhetes e cartas de pessoas aflitas e intercedia por elas, orando junto ao Sagrado Coração.

Lola faleceu em 9 de abril de 1999, e cerca de 12 mil pessoas compareceram ao seu velório e sepultamento. Seu túmulo, no Cemitério Municipal de Rio Pomba, é frequentemente visitado. Relatos constantes descrevem graças concedidas por meio da intercessão de Lola junto ao Sagrado Coração. Ela deixou um testamento expressando o desejo de que seu trabalho de devoção seja propagado e estendido.

Em 30 de novembro de 2005, a Santa Sé Apostólica declarou Lola como Serva de Deus.

Lola e a Misericórdia

Lola chama atenção por manifestar a misericórdia do Sagrado Coração de Jesus. Padre João Henrique, nosso fundador, conta que estava ainda na comunidade de origem quando conheceu Lola através de um sacerdote que era diretor espiritual da Serva de Deus.

Lá, conheceu também o médico de Lola, que confirmava a extraordinária vida dessa mulher. Por cerca de 60 anos não comia, não bebia e não dormia, o que impressionava muito os médicos.

Ela divulgava muito a devoção dos Sagrados Corações em sua região. Apesar de não sair da cama, a Serva de Deus difundia também as promessas do Sagrado Coração. Divulgava ainda o livro de Santa Gertrudes, “Paz, Amor e Alegria”.

Pe. Henrique conta que quando visitou Lola, ganhou o livro de presente. Livro que confirmou em seu coração o Carisma da Aliança de Misericórdia. Nas primeiras páginas, o livro narra uma revelação Santa Gertrudes, que viu são João com a cabeça reclinada no peito de Jesus, e convidava as pessoas a reclinarem também do outro lado do peito de Jesus e sentir o palpitar do Sagrado Coração.

Santa Gertrudes, ao sentir o palpitar do coração do mestre, entra em êxtase e pergunta se São João também sentiu isso e ele confirma que sentiu. Santa Gertrudes pergunta ao evangelista por que não escreveu sobre isso.

O que ele responde: “Porque na minha época o meu papel era dizer poucas coisas do Verbo da Vida que nunca serão esgotadas, mas para os últimos tempos está reservada a revelação da Misericórdia do Senhor.  Com essa revelação o mundo voltará a uma nova vida e a Igreja a uma nova juventude”.

Ao ler isso, Pe. Henrique sentiu que essa era a sua missão: ajudar a Igreja e o mundo a descobrir a misericórdia do Senhor, que emana do seu Sagrado Coração; ajudar a descobrir que não encontraremos paz até que olhemos para a divina misericórdia.

Não há vida, não há força, não há beleza, sem misericórdia. Todos nós somos pecadores, limitados e fracos, mas Deus quer que entre nós exerçamos reciprocamente a misericórdia.

Para que possamos edificar um pedacinho do reino dos céus, para que então nos céus cantemos a sua misericórdia.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password