fbpx

Scrutatio Scripturae – como fazer esse método de leitura bíblica?

A Scrutatio Scripturae – perscrutar as Escrituras, é um método de leitura bíblica. Nela, um trecho bíblico é “investigado” minuciosamente.

Como fazê-lo?

Partimos de um versículo bíblico e vamos investigando as palavras que ela contém. Vamos percebendo também a unidade da Bíblia; trechos do evangelho, que se ligam aos salmos, ao Gênesis, enfim, tudo está relacionado e tem sua unidade em Cristo.

Os passos são simples, mas você vai precisar de:

1 – uma folha de papel sulfite, ou de caderno grande;

2 – caneta, lápis de cor, lápis grafite;

3 – Pegue sua Bíblia (de preferência uma que tenha boas notas de rodapé e referências laterais), faça uma oração ao Espírito Santo e escolha o trecho a ser perscrutado;

4 – Você pode escrever um trecho que mais lhe chamou a atenção na parte de baixo da folha. Alguma palavra pode puxar outro trecho, então, você vai desenhar uma seta, como se fosse um ramo de uma árvore, e assim sucessivamente.

Para encontrar os trechos relacionados, use o dicionário que está no final de toda Bíblia, ele te dá várias pistas para ligar trechos. Se sua bíblia tiver citações na laterais e no rodapé, use-os também.

Vai chegar uma hora que a investigação vai se encerrar naturalmente e então, pare e faça uma profunda oração, compreendendo tudo que Deus te disse até esse momento.

Assisto o vídeo e entenda mais sobre essa meditação:

Dicas:

Está na dúvida de qual Palavra fazer sua sua primeira Scrutatio Scripturae? Que tal a sua Palavra de vida? Ou a de consagração? Que tal e do dia do seu matrimônio? Ou ainda, a Palavra que você tirou para viver este ano?…

E mais uma dica: estamos nos aproximando da Festa da Misericórdia e, por que não nos prepararmos para essa data, fazendo uma Scrutatio Scripturae da palavra “MISERICÓRDIA”?

Quer uma ajudinha? Não perca a live com as irmãs missionárias Ana Teresa e Ana Clara, dia 26/03. Elas farão, ao vivo, uma Scrutatio Scripturae da palavra “MISERICÓRDIA”, no perfil da Aliança no Instagram. Vamos juntos?

Alguns cuidados devem ser tomados:

  • levar em consideração o que o texto diz literalmente;
  • atenção no que o texto diz nas entrelinhas;
  • pensar no conteúdo e ações, o que é parecido e contrário;
  • adaptar a passagem conforme o que diz a Tradição da Igreja. Há um perigo de interpretações errôneas.
  • Lembrando que cada texto quando foi escrito, fazia sentido para o seu tempo e isto deve ser levado em conta na hora de fazer a analogia.

 

 

Imagem de destaque: Oscar Ivan, no Unsplash

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password