fbpx

São Longuinho – Misericordiado pela Cruz

Quem nunca ouviu a história de dar 3 pulinhos e pedir para São Longuinho a graça de encontrar um objeto perdido? Mas de onde vem essa tradição? É superstição ou Tradição da Igreja? Entenda agora:

Comecemos por quem foi São Longuinho. Ele de fato existiu?

A tradição nos diz que São Longuinho foi um dos soldados romanos que esteve presente na crucificação de Jesus, chamava Longinus que do latim significa “uma lança”.

Acredita-se que ele foi o soldado que perfurou o lado de Jesus de onde saiu sangue a água (Jo 19,34).

São Longuinho, como é conhecido, foi provavelmente o soldado que reconheceu Jesus como o “Verdadeiro Filho de Deus”, logo após a morte do Mestre. Ele é citado pelos evangelistas São Mateus 27,54, São Lucas 23,47 e São Marcos 15,39 no momento da morte de Jesus.

A tradição da Igreja nos conta que a água que saiu do lado de Jesus respingou em São Longuinho e ele então se curou de um problema nos olhos, além disso, curou os olhos de sua alma, que percebeu a presença de Cristo Crucificado e proclamou: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus!”.

A partir de então, sua vida não foi mais a mesma, se converteu, abandonou o exército romano e buscou dedicar sua vida à serviço do Evangelho.

A Tradição nos conta ainda que após sua conversão, por haver desertado o exército romano, São Longuinho foi condenado à pena de morte pela deserção e por não haver renunciado sua fé em Jesus Cristo.

Ele foi torturado, teve seus dentes arrancados e sua língua cortada. Depois, foi decapitado e tornou-se então um mártir da Igreja. Um homem que antes ajudara a matar o Senhor, escolheu morrer por amor a esse mesmo Senhor!

Mas, de onde vem a história dos objetos perdidos?

Conta-se que Longinus era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma antes de ser destacado para servir em Israel. Servindo na corte de Roma, ele vivia nas festas dos romanos.

Por causa de sua baixa estatura, ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso, ele achava vários pertences das pessoas e sempre devolvia os achados para seus donos.

Daí surgiu sua fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado Longinus, do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.

 

São Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II, quase mil anos depois, no ano de 999.

O processo demorou tanto, pois faltavam vários documentos necessários para o processo, porém, o Papa pediu a intercessão do próprio São Longuinho para que o ajudasse a encontrar os documentos perdidos.

E aconteceu que, pouco tempo depois, os documentos foram encontrados e a canonização aconteceu conforme a lei da Igreja manda que seja. Sua festa é comemorada no dia 15 de Março.

Por causa da fama do soldado Longinus, espalhou-se a devoção de se rezar para São Longuinho pedindo para ele ajudar a encontrar objetos perdidos.

Depois de encontrados, se dá três pulinhos e se faz uma oração para agradecer ao santo. Os pulinhos podem ser dispensados. O importante é a fé e o belíssimo testemunho de vida de São Longuinho.

 

Oração a São Longuinho

“Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos, São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem à vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém”. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma ave Maria.

São Longuinho é uma prova do poder do amor e da misericórdia de Deus, que nos ama e nos perdoa a cada instante. Deus elevou à santidade o Soldado que ajudou a matá-Lo.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password