São José Patrono da Igreja e intercessor poderoso

Celebramos no dia 1 de maio São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, Por isso, compartilhamos aqui uma meditação de Dom Orani, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, por ocasião da solenidade de 19 março de São José esposo da Virgem Maria.

O papel de José na educação de Jesus

(…) São José teve papel importantíssimo na formação de Jesus enquanto pessoa humana. Claro, Jesus é o Filho de Deus. Porém, se analisarmos o comportamento de Jesus do ponto de vista humano, veremos que Jesus foi um menino e um homem que teve um pai presente, piedoso e influente.

Um pai que ensinou ao Filho o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus. Não é à toa que São José é chamado de “Justo” nos Evangelhos.

São José é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã ele é representado tendo um lírio na mão, representando a vitória dos santos. Algumas vezes ele aparece também com o Menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro.

Nossa devoção

Devemos sempre ter conosco a imagem de São José, e tentar pôr em prática na nossa vida as suas virtudes. Toda Igreja deveria ter presente a imagem de São José para que todos fiéis pudessem lembrar da importância desse grande Santo, que contribuiu para que a história da nossa salvação acontecesse.

Primeiro acolhendo o plano de Deus em sua vida e depois ensinando as virtudes da Lei a Jesus e sendo um exemplo de família para nós. O Papa Francisco tem uma bela devoção a São José dormindo, justamente quando o Senhor lhe revela os grandes segredos de sua missão (…).

O silêncio que santifica

A ele foi dada a missão de ser o pai adotivo do Menino Deus. São José nos ensina uma virtude que o Papa Francisco pede muito: o silêncio. Nós que vivemos nestes difíceis tempos em nosso mundo, o silêncio e a vida em família nos marca nessa responsabilidade com o irmão para que logo vejamos vencida essa atual pandemia.

Silente, São José, pode contemplar o Sumo Bem de perto e a encarnação do Filho de Deus. São José reconheceu que Deus se fez presente na vida dos humildes e neles realizou o seu plano de amor ao próximo e de vida doada em favor de todos os que reconhecem o Senhor Jesus como Salvador da Humanidade.

São José é o modelo para nós de quem acolheu a vontade de Deus sem questionar, com espírito de abertura e de obediência. Vamos imitá-lo no seguimento amoroso do Senhor! (…)

Benção e oração

Deus abençoe todos aqueles que tem o nome de “José”, e que nesse dia celebram o seu onomástico, ou seja, celebram o seu nome de batismo com o nome do Santo. Que a exemplo deste Santo possam ser sinais de Deus em suas famílias e imitar suas virtudes.

(…)

Portanto, celebremos o dia de São José pedindo que ele interceda por nós e pela igreja e coloquemos a nossa família em oração, para que a exemplo da Sagrada Família cresçamos no amor e fidelidade a Lei.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist. – Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Oração de São José Operário para causas impossíveis (alcançar uma graça)

“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas impossíveis, vinde ao meu auxílio nas dificuldades em que eu acho.

Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. Amém!

São José, rogai por nós que recorremos a vós”. 

Com informações de:

Vatican News
Orações Salve Rainha

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password