fbpx

São José, Padroeiro da Igreja universal Catequese do Papa Francisco

“Queridos peregrinos de língua portuguesa, a todos vos saúdo e animo a venerar São José; nele encontrareis o homem da presença quotidiana, discreta e escondida, na companhia de Jesus e da Virgem Maria. Tomai os três como intercessores, amparo e guia nos momentos de dificuldade, para que nunca se acabe o óleo da fé e da alegria, que brotam duma vida em comunhão com Deus!”..

Na Quarta Feira, dia 16 de fevereiro, o Papa Francisco encerrou o ciclo de catequeses sobre São José. O Santo Padre lançou essas catequeses como um complemento à Carta apostólica Patris corde, que ele escreveu por ocasião dos 150 anos da proclamação de São José como Padroeiro da Igreja Católica, pelo Beato Pio IX.

Nesta catequese, o Papa Francisco abordou o título de Padroeiro da Igreja e seu significado. Ele disse:

“De certo modo o núcleo primordial da Igreja é formado por Jesus, Maria e José.” Jesus quis vir ao mundo numa família. Deus se confiou a José para lhe proteger enquanto menino e cuidar d’Ele e de sua mãe Maria.

“São José não pode deixar de ser o Guardião da Igreja, porque a Igreja é o prolongamento do Corpo de Cristo na história e, ao mesmo tempo, na maternidade da Igreja, espelha-se a maternidade de Maria. José, continuando a proteger a Igreja, continua a proteger o Menino e sua mãe; e também nós, amando a Igreja, continuamos a amar o Menino e sua mãe”. Catecismo da Igreja Católica, 1014.

Ele é o protetor da Igreja, pois foi o protetor da família de Nazaré, foi a ele que o Anjo apareceu em sonho e mandou que fugissem para o Egito. Por isso o invocamos como Patrono e Protetor da Igreja e de seus filhos.

Veja também: São José – Aquele que Deus chamou de Pai

Pedimos a intercessão de São José para todos os pequeninos, os necessitados e aflitos, pois assim como ele embalou e guardou o Menino Jesus, assim ele fará por todos os que precisam do seu auxílio.

São José nos ensina também como devemos amar, proteger e guardar o Menino Deus e a Mãe Santíssima: com todo o amor, o zelo e a pureza de nossos corações.

Amar e viver os sacramentos, amar nossos irmãos e os pobres que encontrarmos, pois em cada um deles estão o Cristo abandonado.

 

Meditamos com São José

Durante todo o ano de 2021 a Aliança de Misericórdia meditou sobre a vida e ações de São José. Através dele, pudemos aprender tanto sobre as virtudes, a fé e a família. Te convidamos à essa meditação também, através da playlist especial sobre o assunto.

 

Fonte: Catequese Papa Francisco

 

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password