fbpx

São José Operário – O padroeiro dos trabalhadores

“Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres”

Dia 1º de maio se comemora o Dia do Trabalho, e é também o dia de um trabalhador muito importante que, com seu trabalho, contribuiu muito para a humanidade: dia de São José Operário!

São José é o grande exemplo de trabalhador, daquele que com o trabalho e fruto de suas mãos sustenta sua família e edifica o reino de Deus.

José nos ensina que devemos e podemos santificar nosso trabalho, que nossos afazeres cotidianos ajudam na construção do reino de Deus.

A dignidade do trabalho de José

Quando, em 1955, o Papa Pio XII proclamou São José protetor dos trabalhadores, afirmou: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres”.

É através de São José que nós aprendemos a fazer das nossas tarefas cotidianas atos heroicos que nos aproximam um pouco da realidade Divina.

Deus quis honra-lo, e por isso lhe deu a graça de ser pai adotivo de Jesus, o Verbo Encarnado, que com São José aprendeu o ofício e por ele foi alimentado e sustentado, pelo trabalho realizado pelas mãos de São José.

Trabalho, um jeito de amar

Um carpinteiro, essa era a profissão de José. Uma profissão simples e que causa pouco impacto social, diferente dos políticos, advogados, professores, mestres da Lei…, o trabalho de São José não levava as pessoas a tomarem atitudes.

Mas, com o seu trabalho diário, ele ensinou o MESTRE DOS MESTRES a retirar da madeira bruta algo belo e que sirva as pessoas.

Através do seu trabalho, ele servia e amava as pessoas; através do seu trabalho São José valorizava os bens que a natureza nos dá.

Através do seu trabalho, buscando fazer tudo para a maior Glória de Deus, ele deu mais Glória a Deus do que muitos mestres da Lei.

 

Veja também: Por que devemos honrar São José?

Santificação pelo trabalho

Pois, com seu trabalho diário, e aparentemente simples, ele participou de criação. Nosso trabalho tem o poder de co-participar da criação, essa é uma graça que somente o ser humano possui.

Deus nos deu a possibilidade de, com nosso trabalho, com o talento que nos foi dado (nossa responsabilidade de cada dia) participar da criação, seja fazendo uma cadeira, seja fazendo um bolo, seja escrevendo, construindo uma casa, atendendo as pessoas, etc.

Seja qual for sua profissão, Deus te pede para fazer como o Santo fez, honrá-Lo e prover para a família de Nazaré.

Santificando o seu trabalho você participará da criação Divina. Peçamos o auxílio e a intercessão de São José para sermos fiéis às nossas responsabilidades diárias.

 

Oração a São José, criada por São Pio X:

“Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados;

De trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações;

De trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus;

De trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades;

De trabalhar, sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!

Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, oh! Patriarca São José!

Tal será a minha divisa na vida e na morte”. Amém.

São José Operário, rogai por nós!

0 Comments

    Leave a Comment

    14 − dois =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password