São José Operário nos ensina a Santificar o Trabalho

A figura de São José, o humilde e grande artesão de Nazaré, é uma fonte de inspiração e modelo para todos os trabalhadores ao redor do mundo. Instituída em 1955 pelo Papa Pio XII, a festa de “São José Operário” oferece aos trabalhadores um protetor e um sentido cristão à celebração do trabalho, especialmente marcada pelo 1º de maio, quando multidões se reúnem na Praça de São Pedro para comemorar.

São José direciona nosso olhar para Cristo, o Salvador, convidando-nos a reconhecer a dignidade do trabalho humano. A Igreja, nesta festa do trabalho, reafirma a importância do esforço humano, destacando que todo trabalho, quando realizado com integridade e dedicação, contribui para o bem comum e para a santificação do mundo.

Ao seguir o exemplo de São José, um homem justo, somos lembrados de que o trabalho não é apenas uma atividade mundana, mas uma oportunidade de colaborar com Deus na obra da criação. Como nos ensina a carta de Colossenses (3,23-24), podemos encarar nosso trabalho como um serviço ao Senhor, cientes de que Ele nos recompensará.

O verdadeiro sentido do trabalho reside em sua capacidade de nos permitir participar da obra criadora de Deus e de aprimorar o mundo ao nosso redor. É por isso que a Igreja apoia e abençoa as iniciativas das classes trabalhadoras em sua busca por justiça e liberdade, consciente de que o trabalho é um meio pelo qual Deus continua sua obra redentora no mundo.

Na festa do trabalho, celebrada sob o patrocínio de São José Operário, somos convidados a participar da Eucaristia, o ápice da nossa fé, que nos ensina que toda atividade humana pode ser santificada quando oferecida a Deus. A Eucaristia, ao mesmo tempo que nos une a Cristo, nos capacita a colaborar mais eficazmente na construção do Reino de Deus aqui na Terra.

Pedimos a intercessão de São José para que possamos cumprir nossas tarefas diárias com zelo e dedicação, confiantes de que Deus reconhece e valoriza nossos esforços. Que São José, o operário de Nazaré, nos guie em nossa jornada de trabalho e nos ajude a alcançar os prêmios prometidos por Deus.

São José Operário, rogai por nós, para que possamos santificar nosso trabalho e contribuir para a realização do Reino de Deus na Terra. Amém.

 

Veja também: São José: O Guardião da Igreja

Oração a São José Operário

São José Trabalhador, rogai pelos trabalhadores.

São José Trabalhador, rogai por todos que estão em crise financeira.

São José Trabalhador, rogai em particular por esta causa que apresento:

(Dizer a intenção)

Senhor Jesus, o trabalho dignifica o ser humano e já na Criação é algo pensado e abençoado como sustento da vida humana.

Senhor Jesus, enquanto estiveste neste mundo, foste um humilde carpinteiro. Foste compassivo e misericordioso com os pobres, excluídos e necessitados. Por isto, Senhor, por intercessão de São José, olhai com especial atenção os que hoje mais sofrem e necessitam.

Senhor, nós cremos na tua promessa que ao bater, a porta será aberta e por isso rogamos que no mundo inteiro e em especial no Brasil, por intercessão de São José Trabalhador, as decisões políticas e sociais ajudem os trabalhadores a serem mantidos no seu trabalho.

São José, provedor. São José, defensor da Sagrada Família, suplicamos sua intercessão para que todos possam ter o pão de cada dia, moradia, dignidade, saúde e proteção.

Ilumina, Senhor, por intercessão de São José, os empregadores. Que sejam compassivos e tomem decisões acertadas para o negócio e também para a sociedade. Amparai, Senhor, todos os trabalhadores: autônomos, com ou sem carteira assinada, empreendedores, donos de pequenas, médias e grandes empresas.

São José Trabalhador, rogai pelos trabalhadores.

São José Trabalhador, rogai por todos que estão em crise financeira.

São José Trabalhador, rogai em particular por esta causa que novamente apresento:

(Dizer mais uma vez a causa)

Senhor, eu confio na Tua Graça.

Senhor, eu confio no Teu Poder.

Amém.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password